Notícia
Luís Filipe Pereira assume presidência executiva da Efacec
Luís Filipe Pereira, antigo ministro da Saúde do Governo de Durão Barroso, assumiu hoje a presidência da Comissão Executiva da Efacec. Francisco Sanchéz, antigo “chairman” da Energias de Portugal, vai ser o novo presidente do conselho de administração.
Luís Filipe Pereira, antigo ministro da Saúde do Governo de Durão Barroso, assumiu hoje a presidência da Comissão Executiva da Efacec. Francisco Sanchéz, antigo "chairman" da Energias de Portugal, vai ser o novo presidente do conselho de administração.
A Efacec refere num comunicado que Luís Filipe Pereira passa hoje a desempenhar as funções de Presidente da Comissão Executiva da Efacec, em substituição de António Cardoso Pinto, que deixa também de exercer as funções de Presidente do Conselho de Administração".
O antigo ministro da saúde deixa assim a presidência do Grupo CUF, um cargo que passa a ser ocupado por João de Mello, que já era o presidente do Conselho de Administração da empresa detida pelo Grupo Mello.
Já Francisco Sánchez transita da vice-presidência não executiva, que já ocupava na Efacec, para a presidência do conselho de administração, também de natureza não executiva, em acumulação com as suas actuais funções de presidente da Fundação EDP e do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, para além de membro do Conselho Geral e de Supervisão do Millennium BCP.
"Tendo a Efacec encerrado um ciclo de recuperação económica e financeira que marcou a vida da empresa nos últimos anos e que lhe permitiu alcançar resultados positivos de forma continuada e sustentada, a par de um estatuto de referência nos mercados e sectores internacionais onde opera, as alterações agora ocorridas representam o início de uma fase de concretização mais acelerada da estratégia de crescimento e de reforço de internacionalização dos negócios", refere um comunicado da empresa.
A Efacec é controlada em partes iguais pelos grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves, que o ano passado lançaram uma OPA sobre a empresa e retiraram-na da bolsa nacional.
O conselho de administração da Efacec integra ainda nomes como Maria do Rosário Ventura (executiva), Alberto Barbosa (executivo), Alberto Martins (executivo), Artur Fuchs (executivo), Guilherme Ricca, Daniel Bessa, António Nogueira Leite, João Bento e Luís Cortes Martins.
Estas alterações originaram também a designação de novo administrador executivo para a CUF. João Paulo Amaral Cabral passou a acumular estas novas funções, com as funções que já vinha desempenhando de administrador da empresa participada CUF – Adubos de Portugal.