Notícia
Lucros da Total caem 3% em ano de crescimento da produção
Cerca de 12,2 mil milhões de euros. Foi este o resultado apresentado pela petrolífera Total referente ao ano de 2007, traduzindo-se numa quebra de 3% face ao registado no ano anterior. Ainda assim, face à restantes companhias do sector, a Total diferencio
Cerca de 12,2 mil milhões de euros. Foi este o resultado apresentado pela petrolífera Total referente ao ano de 2007, traduzindo-se numa quebra de 3% face ao registado no ano anterior. Ainda assim, face à restantes companhias do sector, a Total diferenciou-se pelo facto de ser a única a concretizar um aumento de produção na ordem dos 1,5%.
A quarta maior petrolífera do mundo explica a quebra nos lucros com o enfraquecimento do dólar face à moeda europeia e isso traduz-se nos números. Se expresso em dólares, o resultado líquido ajustado cresceu quase 15% e o volume de negócios registou um impulso de cerca de 3%.
O "segredo" do aumento de produção e do crescimento do volume de negócios é explicado, sobretudo, com o bom desempenho das explorações em Angola. Cristophe de Margerie, presidente Executivo da Total, espera que o crescimento registado em 2007 se mantenha de forma sustentada até 2010, estimando que a margem de progressão do volume de negócios seja de 4% ao ano.