Notícia
Lucros da SAG crescem mais de 32% no primeiro trimestre
O Grupo SAG apresentou lucros, no primeiro trimestre de 2008, superiores a um milhão de euros crescendo mais de 32% face ao mesmo período do ano passado.
O Grupo SAG apresentou lucros, no primeiro trimestre de 2008, superiores a um milhão de euros crescendo mais de 32% face ao mesmo período do ano passado.
O resultado líquido consolidado do Grupo SAG foi de 1,6 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Este valor equivale, "numa base comparável" a um crescimento de 32,9%, "não considerando a contribuição do BSCP/Interbanco para o resultado líquido reportado no primeiro trimestre de 2007" face ao ano anterior, referiu a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Assim, o resultado líquido consolidado total do Grupo, considerando estas operações, diminuiu 48,1% ao atingir os 1.560.106 euros, o que compara com os 3.004.313 euros verificados no mesmo período do ano anterior.
A mesma fonte acrescenta que o EBITDA atingiu os 15,6 milhões de euros mas "apresenta um valor apenas ligeiramente superior ao verificado em igual período do ano transacto, em consequência do elevado esforço de investimento comercial efectuado para sustentar o agressivo programa de lançamentos de novos produtos da SIVA".
Também o volume de negócios consolidado cresceu face ao período homólogo de 2007 ao alcançar os 192 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 10,7%.
Os responsáveis da SAG consideram que estes resultados evidenciam "os elevados ritmos de crescimento da actividade da Unidas, no Brasil, o forte posicionamento das marcas representadas no mercado automóvel em Portugal e a contribuição da Ecometais".
Também a dívida líquida do Grupo melhorou, face ao final do ano passado, ao decrescer dos 367 euros para os 360 euros.
A SIVA foi o veículo mais vendido e "os importantes lançamentos recentemente efectuados em todas as marcas estão a obter um sucesso que não tem sido possível satisfazer face à elevada procura registada".
No segmento de reciclagem de viaturas em fim de vida, a empresa adquirida pela SAG, a Ecometais, contribuiu com 6,5 milhões de euros para o volume de vendas consolidado do Grupo, ao atingir uma produção de 21 mil toneladas aproximadamente.
Relativamente aos serviços automóveis, a actividade em Portugal, Espanha e Brasil cresceu face ao mesmo trimestre do ano passado tendo ainda registado "o arranque da actividade na Polónia".