Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Petrochina ultrapassam estimativas

Os lucros da maior empresa petrolífera chinesa ultrapassaram o previsto, a beneficiar da subida dos preços do petróleo.

17 de Março de 2011 às 10:38
  • ...
A Petrochina, maior produtora de energia chinesa, registou um aumento de 35% nos lucros de 2010. O aumento do lucro observado ultrapassou as estimativas, influenciado pelo aumento dos preços do petróleo e da procura de combustíveis na economia de crescimento mais rápido a nível mundial, de acordo com a Bloomberg.

O resultado líquido da empresa energética subiu de 103,4 mil milhões de ienes (11,26 mil milhões de euros) em 2009 para 140 mil milhões de ienes (15,24 mil milhões de euros) em 2010, declarou a empresa sedeada em Pequim. Os 17 analistas consultados pela Bloomberg estimaram um aumento do lucro, médio, para 135,7 mil milhões de ienes (14,78 mil milhões de euros).

A Petrochina aumentou o seu lucro apoiada na expansão da economia chinesa ao ritmo mais rápido em três anos. Esta evolução impulsionou a procura de combustível e ajudou ao avanço de 15% nos preços do petróleo em Nova Iorque em 2010. A empresa planeia mais aquisições no estrangeiro após ter gasto 9,2 mil milhões de dólares (6,6 mil milhões de euros) desde o início do ano passado em campos petrolíferos no Canadá para projectos de gás na Austrália.

“Os preços do petróleo são um dos grandes motores por detrás do desempenho da empresa”, disse Neil Beveridge, analista no Sanford C. Bernstein em Hong Kong, citado pela Bloomberg. E acrescenta: “O desempenho também é beneficiado pelos preços favoráveis do gás.”

O governo subiu 25% os preços do gás natural em Junho, o primeiro aumento desde 2007.

Os preços do petróleo subiram, em média, 35% no ano passado, para 72,93 dólares por barril, para a Petrochina, num período em que a produção aumentou 1,7% para 857,7 milhões de barris.

Ver comentários
Saber mais Petrochina resultados petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio