Notícia
Lucros da Inapa sobem 63% em 2014 (corr.)
Grupo de distribuição de papel vendeu mais 2% em 2014. Áreas de embalagem e comunicação visual representaram 23,2% dos resultados operacionais da SGPS.
O grupo Inapa, detido maioritariamente pelo Estado (Parpública e CGD) e pelo grupo BCP terminou o exercício de 2014 com resultado líquido de 2,1 milhões de euros, um crescimento de 63% face aos 1,3 milhõs de euros realizados um ano antes, divulgou esta quinta-feira a administração liderada por José Félix Morgado.
O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) recorrente aumentou 5% nos mesmos 12 meses em análise, para 24,5 milhões de euros.
O EBIT – ou resultado antes de juros e impostos – foi de 18,3 milhões de euros, uma progressão de 7,1% face a 2013, com os resultados financeiros a progredirem na mesma ordem (7%), para 15,9 milhões de euros.
Segundo a mesma fonte de informação, a dívida líquida com que a Inapa terminou o ano de 2014 foi de 317 milhões de euros, inferior ao registado um ano antes em 24 milhões de euros. Em comunicado enviado às redacções, a direcção da Inapa explica que "esta variação ocorre em consequência do aumento de cash-flow libertado pela actividade a par da optimização na gestão do capital circulante".
Áreas complementares valem 11% das vendas
Em 2014, a Inapa consolidou vendas de 909,5 milhões de euros, mais 2% do que em 2013. Os custos de exploração, por seu turno, recuaram 1,4% "face às vendas, atingindo 137,6 milhões de euros".
Na área principal da SGPS, a distribuição de papel, a Inapa registou um aumento de 2,3% das vendas de papel, para 812,9 milhões de euros. Em volume, a progressão foi de 4,9%, para 837 mil toneladas de papel.
O negócio de papel gerou resultados operacionais (medidos em EBIT) de 16,4 milhões de euros, ou 2% das vendas, mantendo "uma performance em linha com o esperado".
A administração da Inapa salienta que no exercício passado "os negócios complementares - embalagem e comunicação visual" representaram 11% das vendas e 23,2% dos resultados operacionais do grupo.
Assim, a área da embalagem registou um aumento de 4%, excluindo operações intra-grupo, para 73 milhões de euros, com o EBIT a ascender a 3,1 milhões de euros, ou 4,7% das vendas.
Já o negócio da comunicação visual, excluindo as operações de venda à empresas da SGPS, representou 31,7 milhões de euros. Os resultados operacionais (em EBIT) foram equivalentes a 3,7% das vendas, ou 1,2 milhões de euros.
Sem contabilizar o crescimento na nota enviada à comunicação social, a administração de José Morgado afirma, contudo, que esta área de negócio "evoluiu de uma forma estável", com as vendas totais a ascenderem a 40 milhões de euros, "reflectindo a conclusão do processo de reorganização da operação no Sul da Alemanha e do reforço da estrutura interna".
(Corrige título e evolução percentual dos lucros consolidados em 2014).