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Inapa quebra jejum de 10 meses e aumenta preço do papel
Distribuidora registou aumento de 2,3%, ou 18 milhões de euros, nas vendas de papel em 2014, para 812,9 milhões de euros. Em volume, subida foi de 4,9%.
O grupo Inapa, cujo maior accionista é o Estado português (entre Parpública e grupo CGD) aumentou o preço do papel em 20 euros por tonelada, o equivalente a um crescimento médio de "5% a 8%", em Fevereiro deste ano, pondo fim a um período de 10 meses sem alteração.
José Morgado, CEO da companhia de distribuição de papel, garante que o último aumento protagonizado pela Inapa fora em Abril de 2014.
Para 2015, novos aumentos no sector estão previstos para Abril próximo, segundo anúncio já feitos pela concorrência, de forma a compensar as quedas verificadas nos últimos anos, contextualizou.
No exercício passado, a Inapa consolidou vendas de 873 mil toneladas de papel, equivalentes a 812,9 milhões de euros. Foi um crescimento de 4,9% em volume, que se traduziu num aumento de 2,3% em valor.
No total, o grupo foi buscar mais 73 milhões de vendas à área de embalagem e outros 40 milhões de euros ao negócio da comunicação social. Juntos, estes dois negócios "representaram 11% das vendas [totais, de 909,5 milhões de euros] e 23,2% dos resultados operacionais do grupo".
Para José Morgado, esta evolução é resultado da "estratégia de diversificação" de negócio e geográfica da Inapa – nomeadamente para Angola e para a Turquia - desenvolvida nos últimos cinco anos, afirmou em declarações ao Negócios.
A Inapa apresentou esta quinta-feira, 19 de Março, as contas de 2014 ao mercado, após o fecho da sessão. Lucrou mais 63%, para 2,1 milhões de euros, e melhorou as vendas consolidadas em 2% no período, face a 2013.