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Inapa lucra 1,6 milhões no primeiro trimestre

O grupo de distribuição de papel registou uma quebra de 6,2% nas vendas consolidadas. A dívida foi reduzida para 310 milhões de euros no final de Março.

Miguel Baltazar
21 de Maio de 2015 às 17:27
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A companhia Inapa, cujos principais accionistas são o Estado (via Parpública, Parcaixa e grupo CGD) e o grupo BCP, fechou o primeiro trimestre de 2015 com lucros de 1,6 milhões de euros, uma melhoria de 7,2% face a igual período de 2014, anunciou a empresa esta quinta-feira, 21 de Maio, após o fecho do mercado.

 

Nos três primeiros meses do ano, a Inapa teve um EBITDA recorrente (re-EBITDA) de 7,2 milhões de euros, uma queda de 13,7% face ao período homólogo de 2014, com a margem a diminuir de 3,5% para 3,2%. Os resultados operacionais, medidos pelo EBIT (resultado antes de juros e impostos) regrediram 12,4%, para 5,8 milhões de euros.

 

Os custos financeiros foram menores, em 11,6%, passando para 3,8 milhões de euros e as provisões foram 21,2% menores do que um ano antes, nos 900 mil euros. Os custos de exploração "líquidos de proveitos com prestações de serviços e outros rendimentos" e sem provisões também sofreram uma diminuição, de 4,2%, para 33,6 milhões de euros.

 

A dívida da companhia, incluindo securitização, era de 309,9 milhões de euros em final de Março passado, menos 2,2% (ou 6,8 milhões de euros) face a Dezembro de 2014 e menos 8,9% (30,3 milhões de euros) face Março de 2014.

 

Em termos consolidados, a Inapa fez vendas de 226,3 milhões de euros, menos 6,2% do que no primeiro trimestre de 2014. O papel foi responsável por 194,1 milhões de euros (menos 7,6%) e por um volume transaccionado de 208 mil toneladas, menos 7,8% do que um ano antes. Neste segmento, o negócio principal da Inapa, os resultados operacionais, medidos pelo EBIT, foram de 4,8 milhões de euros, igual a 2,4% das vendas.

 

Melhor estiveram os negócios complementares, que cresceram 3,3% e permitiram "compensar a tendência negativa do papel", representando agora um peso de 14,2% nas vendas consolidadas do grupo (um ano antes, o peso era de 12,9%).

 

Nos complementares, o negócio da embalagem registou 19 milhões de euros de vendas (mais 2,5%) e um EBIT de um milhão de euros (5,7% das vendas).

 

Finalmente, o negócio da comunicação visual registou uma facturação de 10 milhões de euros. "Excluindo o 'cross-selling'", adianta a empresa na contas trimestrais, "as vendas ascenderam a 7,7 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 7,2% relativamente ao mesmo período de 2014". O EBIT foi de 100 mil euros (ou 1% das vendas).

 

As acções da Inapa encerraram esta quinta-feira nos 0,16 euros, a subir 0,62%.

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