Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros do banco suíço EFG crescem 78% para quase 200 milhões de euros

O lucro líquido do banco suíço EFG International aumentou 78%, para 197,2 milhões de euros em 2021 face a 2020, impulsionado pela rentabilidade subjacente e pela contribuição do negócio de seguros de vida.

Giorgio Pradelli, CEO do EFG International (à esquerda), e Bernardo Meyrelles, CEO do EFG Portugal (à direita)
Giorgio Pradelli, CEO do EFG International (à esquerda), e Bernardo Meyrelles, CEO do EFG Portugal (à direita) Pedro Catarino
23 de Fevereiro de 2022 às 13:23
  • ...
Num comunicado divulgado hoje, o banco gestor de fortunas avança que o Conselho de Administração vai propor na assembleia geral de 29 de abril um aumento de 20% do dividendo a distribuir, para 0,36 francos por ação, face aos 0,30 francos de 2020.

No ano passado, o resultado líquido subjacente do EFG aumentou 47%, para 167,8 milhões de francos (160,8 milhões de euros), e os ativos sob gestão cresceram 8,3%, para 172,0 mil milhões de francos (164,8 mil milhões de euros), apesar do impacto significativo da anunciada alienação do negócio de retalho baseado em Ticino e da venda da Oudart, em França.

Os novos ativos líquidos totalizaram 8,8 mil milhões de francos (8,4 mil milhões de euros), o que corresponde a uma taxa de crescimento de 5,5%, e a receita operacional base cresceu 6,3%, refletindo o aumento das receitas líquidas de tarifas e comissões.

O banco anunciou ainda a nomeação de Dimitris Politis como vice-presidente executivo, a partir de 01 de março deste ano, cargo que vai acumular com o de diretor financeiro, que já ocupava.

Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) do EFG International, Giorgio Pradelli, afirma: "Nos últimos anos, transformámos e simplificamos fundamentalmente os nossos negócios, melhorámos a nossa oferta, otimizámos a nossa presença geográfica e alcançámos um crescimento sustentável e lucrativo. Atingimos um novo nível de rentabilidade em 2021 e o nosso modelo de negócio de capital leve apoia o crescimento e gera ganhos de capital, em benefício dos nossos acionistas".
Ver comentários
Saber mais EFG banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio