Notícia
Lucro das empresas públicas cresceu 4 vezes
Os lucros das empresas públicas mais que quadruplicaram no ano passado, face a 2005, noticia o "Diário de Notícias". Os números já disponíveis para a maioria das empresas do Estado indicam que os resultados líquidos saltaram 371% de 184 milhões de euros e
Os lucros das empresas públicas mais que quadruplicaram no ano passado, face a 2005, noticia o "Diário de Notícias". Os números já disponíveis para a maioria das empresas do Estado indicam que os resultados líquidos saltaram 371% de 184 milhões de euros em 2005 para cerca de 868 milhões de euros no ano passado.
Esta soma diz respeito aos resultados de 36 das cerca de 48 empresas públicas que constam da lista que a Direcção-Geral do Tesouro divulgou esta semana no site. Já estão disponíveis os dados relativos às principais empresas públicas, com a excepção da CP que é tradicionalmente a recordista em prejuízos.
Embora os resultados operacionais também tenham tido uma evolução positiva, da ordem dos 50%, está muito aquém da melhoria dos lucros.
Olhando com mais detalhe para a performance empresa a empresa, é possível concluir que esta melhoria dos lucros, embora também se deva a um esforço na redução de prejuízos de sociedades cronicamente deficitárias, é sobretudo explicada pelo forte aumento dos resultados em dois casos. Caixa Geral de Depósitos e a Parpública juntas apresentam lucros superiores a 1,3 mil milhões de euros que cobrem à vontade os prejuízos nas empresas deficitárias. Mas enquanto que na Caixa, os lucros reflectem um desempenho mais positivo do banco, na Parpública a subida dos resultados é explicada pelo reforço da sua carteira de participações (ver texto ao lado) em empresas que também aumentaram os lucros. Por outro lado, a holding tem ganhos contabilísticos com as operações de privatizações ao vender em bolsa empresas como a Galp e a Portucel a um preço superior ao registado no seu balanço.