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Lena ganha primeira fase da ZAL do Porto de Sines
A construção da primeira fase das infra-estruturas urbanas e portaria da Zona de Actividades Logísticas do Porto de Sines foi adjudicada à Lena – Engenharia e Construções, por um montante de 2,377 milhões de euros, numa cerimónia que teve lugar esta manhã
A construção da primeira fase das infra-estruturas urbanas e portaria da Zona de Actividades Logísticas do Porto de Sines foi adjudicada à Lena – Engenharia e Construções, por um montante de 2,377 milhões de euros, numa cerimónia que teve lugar esta manhã, em Sines.
A nova ZAL de Sines vai ocupar uma área de 12,3 hectares e prevê-se que a concretização desta primeira fase esteja concluída no segundo semestre de 2006.
"Dando seguimento à sua estratégia de dinamização sócio-económica da região e do concelho, a APS [Administração do Porto de Sines] desenhou um projecto para a criação de um conjunto de infra-estruturas de abastecimento e apoio, bem como de áreas de implantação de imóveis destinados a actividades logísticas e armazenagem, entre outras, num total de 36.000 m2 de área edificável. Os imóveis deverão obedecer a um módulo padrão com 10,5 metros de frente e 25 metros de profundidade", refere um comunicado da responsabilidade da APS.
O Pólo A da ZAL de Sines assenta em experiências e exemplos similares, nomeadamente os verificados em Barcelona, Valência e Madrid, de que resultou um perfil tipo mínimo de 50 metros entre edifícios logísticos. A ZAL terá total de intervenção de 123 mil metros quadrados, dos quais 36 mil metros quadrados representam a área total de construção. A área para vias, estacionamento e passeios é de 43.974 metros quadrados, enquanto a área para a via férrea é de 5.260 metros quadrados. A área de espaços verdes ocupa 27.549 metros quadrados.
A ZAL terá ainda 223 estacionamentos para veículos pesados e 232 lugares para veículos ligeiros.
Segundo Lídia Sequeira, o objectivo desta ZAL é que seja flexível, polinucleada, com capacidade de expansão e polifuncional. Pretende-se que a ZAL de Sines não fique sujeita a um modelo urbano ou com uma implantação rígida de infra-estruturas básicas. Outra meta é que a ZAL contemple a possibilidade da sua sectorialização funcional, ou seja, a sua afectação espacial segundo áreas monofuncionais, individualizadas e espacialmente identificáveis.
A ZAL de Sines quer ainda albergar actividades e funções hoje impossíveis de prever ou de dimensionar com exactidão, assim como um leque diversificado de actividades e funções estratégicas, com maior ou menor interdependência e articulação funcional, quer entre si, quer com as infra-estruturas aeroportuárias e logísticas existentes.
A nova Zona de Actividades Logísticas vai estar inserida no perímetro portuário de Sines, junto ao Terminal Multipurpose e será delimitada a Norte pela EN120 -1 e a Sul pela via de ligação ao terminal.
Actualmente, esta em fase de lançamento de concurso público a construção, no Pólo a da ZAL do Edifício de Apoio Logístico, constituído por três pisos e uma área brutas de 2.485 metros quadrados.