Notícia
La Caixa reforça posição Itaú; nomeia membro para CA (actualização)
(actualiza com declarações do La Caixa ao Canal de Negócios a partir do quarto parágrafo)
O banco catalão La Caixa reforçou a sua posição para 3% no capital do Banco Itaú do Brasil, num...
O banco catalão La Caixa reforçou a sua posição para 3% no capital do Banco Itaú do Brasil, num investimento de 210,35 milhões de euros (42,171 milhões de contos). Com esta aquisição à «holding» Itaúsa, o banco espanhol nomeará um membro para o conselho de administração (CA), revelou a empresa em comunicado.
O CaixaHolding, sociedade que gere a carteira de participações do La Caixa, adquiriu 2% do capital do brasileiro Itaú à «holding» Itaúsa, principal accionista da instituição financeira brasileira que detém uma posição de 70%.
O Banco Itaú detém «sete milhões de clientes activos e uma das maiores redes de retalho com 2.500 sucursais e 11.000 caixas automáticas», revela a instituição em comunicado.
Com esta aquisição adicional de 2%, a instituição financeira espanhola amplia a sua cooperação com o Banco Itaú, «o que permitirá incrementar o apoio das transacções dos seus clientes no MercoSul», acrescenta o comunicado.
Segundo revelou o porta-voz do La Caixa ao Canal de Negócios, «estamos satisfeitos com a actual participação no capital do Banco Itaú», sublinhando que no futuro «logo se verá».
Com aquele reforço de posição, o banco espanhol poderá assim nomear um membro para o conselho de administração do Itaú. «O Itaúsa deu-nos a oportunidade de nomearmos um membro para o conselho de administração, facto que nos deixou muito satisfeitos», revelou o porta-voz . «Estamos ainda a estudar quem irá assumir esse cargo», acrescentou. A decisão deverá surgir «na próxima semana», adiantou.
Em Setembro de 2000, o Banco Itaú detinha em mais de 31,125 mil milhões de euros (6,24 mil milhões de contos) em activos, adianta a empresa em comunicado.
De acordo com o comunicado veiculado pelo La Caixa, «o Banco Itaú e o La Caixa são accionistas no Banco Português de Investimento (BPI), onde detêm a mesma participação de 15%», respectivamente.
De acordo com declarações do porta-voz do La Caixa ao Canal de Negócios, o «banco está satisfeito com a posição actual no BPI, pelo que não tenciona aumentar a sua posição» na instituição financeira nacional.
A proximidade entre o Itaú e o La Caixa resultou das «boas relações entres ambos como accionistas do Banco Português de Investimentos (BPI)», acrescentou aquele porta-voz.
A Caixa Geral de Depósitos é titular de uma participação de 2,68% no capital do Banco Itaú, após ter alienado 1,9% à «holding» Itaúsa por 124,7 milhões de euros (25 milhões de contos).