Notícia
J&J anuncia potencial vacina para o novo coronavirus
A empresa diz que a vacina poderá estar disponível já no início de 2021 e que será distribuída "sem fins lucrativos" durante a pandemia.
A norte-americana Johnson & Johnson anunciou esta segunda-feira que está a desenvolver uma potencial vacina para o novo coronavirus, que deverá começar a ser testada em seres humanos em setembro, avança o Financial Times.
A empresa, que é a maior do mundo no setor da saúde, deverá investir, juntamente com o governo dos Estados Unidos, cerca de mil milhões de dólares no desenvolvimento desta vacina que poderá estar disponível no início do próximo ano.
A J&J já garantiu que a vacina seria vendida "sem fins lucrativos" durante a pandemia.
Alex Gorsky, presidente e CEO da Johnson & Johnson, disse que a empresa sente uma "profunda responsabilidade" de melhorar a saúde das pessoas em todo o mundo, usando a sua experiência científica, escala e força financeira.
"O mundo está a enfrentar uma crise de saúde pública urgente e estamos empenhados em fazer a nossa parte para tornar a vacina covid-19 disponível e acessível globalmente o mais rápido possível", disse, citado pelo FT.
No mesmo dia, a norte-americana Abbott Laboratories anuncia que vai lançar um teste rápido ao covid-19, que demora apenas cinco minutos a revelar o resultado, e pode ser executado numa máquina portátil do tamanho de uma torradeira.
Segundo o FT, o teste vai começar a ser distribuído aos prestadores de serviços de saúde, como consultórios médicos, clínicas de atendimento de urgência e serviços de emergência esta semana.
De acordo com Robert B. Ford, presidente da Abbott, o dispositivo ajudará os médicos a fazer testes "fora das paredes tradicionais de um hospital em pontos críticos de surtos".