Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins é a 67ª maior retalhista do mundo

Dona do Pingo Doce ocupa a 67ª posição no ranking das maiores retalhistas do mundo, depois de subir 9 lugares. Já a Sonae SGPS caiu 17 degraus e encontra-se agora na 165ª posição, segundo o "ranking" divulgado pela Deloitte.

Bloomberg
13 de Janeiro de 2014 às 16:34
  • 6
  • ...

A Jerónimo Martins é a 67ª maior retalhista do mundo, de acordo com o ranking elaborado pela Deloitte em parceria com a Stores Media. A dona dos supermercados Pingo Doce subiu assim 9 posições nesta lista que é constituída pelo valor das receitas retalhistas das companhias analisadas. Ao grupo português Jerónimo Martins são atribuídas vendas decorrentes da área do retalho de 13,979 mil milhões de dólares (10,22 mil milhões de euros).

 

Historicamente, este ranking é liderado pela norte-americana Wal-Mart e secundada pela francesa Carrefour mas a edição deste ano (2014 Global Powers of Retailing”) traz novidades nas dez primeiras posições, que sofreram alterações decorrentes dos crescentes desinvestimentos. O primeiro lugar continua a pertencer à norte-americana Wal-Mart, enquanto na segunda posição passa a figurar a Tesco PLC. Na terceira posição surge a Costco Wholesale Corporation e, em quarto lugar, a Carrefour.

 

Na análise da Deloitte sobre os 250 maiores grupos de retalho a operar no mundo surge ainda outro português que, pelo contrário, perdeu posições no ranking deste ano (os dados são do último ano fiscal, de Junho de 2012 a Junho de 2013). A Sonae SGPS ocupava a 148ª posição e passou, nesta edição, para a 165ª posição com vendas de 5,737 mil milhões de dólares (4,19 mil milhões de euros) na área do retalho.

 

Receitas do sector continuam a crescer

 

Apesar da crise que tem travado o crescimento económico em diversas áreas do globo, as receitas das 250 maiores retalhistas a nível mundial atingiram os 4,3 biliões de dólares (3,1 biliões de euros) no último ano fiscal. A média de receitas gerada por cada empresa excedeu os 17 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros), de acordo com o relatório “2014 Global Powers of Retailing”da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL).

 

Pela primeira vez, este relatório divulga uma lista dos 50 maiores e-retalhistas e conclui que mais de três quartos (39 empresas) estão entre as 250 maiores empresas de retalho do mundo. Os primeiros lugares são ocupados pela Amazon, Apple, Wal-Mart e Otto.

 

A grande maioria das 50 maiores empresas de comércio electrónico (42) são retalhistas multicanal; apenas oito não têm loja ou operam apenas através de sites. A maior parte deste top e-50 são empresas sediadas nos Estados Unidos da América (28) e na Europa (17) e apenas cinco são oriundas nos mercados emergentes.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo Martins Deloitte Sonae SGPS Deloitte Touche Tohmatsu Limited retalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio