Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins divide activos financeiros e alimentares; reestrutura dívida

A Jerónimo Martins irá dividir os seus activos em duas «sub-holdings», uma que englobará o negócio da distribuição alimentar, a JM Distribuição, enquanto a JM Investimentos agregará as posições...

29 de Março de 2001 às 19:32
  • ...
A Jerónimo Martins irá dividir os seus activos em duas «sub-holdings», uma que englobará o negócio da distribuição alimentar, a JM Distribuição, enquanto a JM Investimentos agregará as posições financeiras. A operação visa a reetruturação da dívida do grupo.

Nesta operação, o capital da SGPS será reduzido em 28 milhões de acções, ou 140 milhões de euros (28,07 milhões de contos), sendo este montante correspondente ao capital da nova JM Investimentos. Com a operação, cada accionista receberá «aproximadamente» 292 acções da nova empresa por cada 1.000 títulos da Jerónimo Martins SGPS, segundo um comunicado da empresa.

A Sociedade Soares dos Santos, actual detentora de 57,941% da Jerónimo Martins SGPS irá lançar posteriormente uma oferta pública de aquisição (OPA) a 15 euros (3.007 escudos) por cada acção da nova JM Investimentos. Dependendo do sucesso da OPA, esta empresa irá cotar em Bolsa.

Em seguida, a Jerónimo Martins SGPS irá aumentar o seu capital, numa operação reservada a accionistas, o que permitirá um encaixe de 300 milhões de euros (60,14 milhões de contos), através da emissão de 60 milhões de títulos, com um valor nominal de 5 euros (1.002 escudos) cada.

«Tal valor, acrescido do “cash flow” libertado durante o exercício de 2001 e a prevista redução do capital circulante como consequência das medidas tomadas no que se refere à sua gestão, permitirá, até ao final do ano, atingir a relação de equilíbrio entre a dívida financeira e os capitais permanentes», afirmou a JM SGPS em comunicado. A dívida consolidada do grupo ascende actualmente aos 127 milhões de euros (25,46 milhões de contos).

A JM Investimentos, no final da reestruturação e da OPA, passará a deter 58% da JM Distribuição, enquanto os restantes 42% da «holding» da distribuição, serão dispersos em Bolsa.

«O esforço assim solicitado aos accionistas sê-lo-à apenas e na medida em que desejem permanecer titulares dos activos destacados não procedendo à alienação na OPA dos títulos que lhes couberem na operação de cisão», refere a JM.

A Jerónimo Martins SGPS remeteu a explicação de detalhes das várias operações para uma conferência de imprensa agendada para amanhã.

As acções da empresa liderada por Soares dos Santos encerram nos 8,90 euros (1.784), a registar uma subida de 10,29% na sessão de ontem, tendo os seus títulos sido hoje suspensos de negociação.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio