Notícia
IP quer submeter linha Porto-Vigo a avaliação ambiental no início de 2025
Segundo Carlos Fernandes, estão a ser desenvolvidos os estudos prévios e os estudos de impacto ambiental, estando a IP "no fecho desse trabalho".
10 de Outubro de 2024 às 16:05
O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) Carlos Fernandes disse esta quinta-feira que tem o objetivo de lançar os estudos da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo no início de 2025, para lançar concurso público a meio de 2026.
"O objetivo é lançar o projeto para Avaliação de Impacte Ambiental no início do próximo ano. A intenção é estar tudo em condições de poder lançar este concurso, para esta PPP [parceria público-privada], a meio do ano de 2026, de acordo com o que está previsto", disse esta quinta-feira em Lisboa.
O vice-presidente da IP, responsável pelo projeto de alta velocidade, falava na cerimónia de adjudicação da primeira Parceria Público-Privada (PPP) para a Alta Velocidade entre Lisboa e Porto (Porto-Oiã) ao consórcio LusoLav (Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Construções Gabriel A.S. Couto).
Segundo Carlos Fernandes, estão a ser desenvolvidos os estudos prévios e os estudos de impacto ambiental, estando a IP "no fecho desse trabalho".
De acordo com a apresentação da IP divulgada esta quinta-feira, a fase de concurso dessa linha (Porto Campanhã-Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Braga-Valença) deverá terminar em 2027 e a fase de projeto e construção terminará em 2032, data prevista para entrada em funcionamento da linha.
O troço Braga-Valença da ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo, Espanha, prevê estações em Braga, Ponte de Lima e Valença, de acordo com o caderno de encargos do estudo ambiental, lançado em abril.
"Em conjunto com os troços Porto (Campanhã)-Aeroporto e Aeroporto-Braga, a concretização do troço Braga-Valença, da nova Linha Porto--Valença--Vigo, visa reduzir, para cerca de 01:00, o trajeto direto entre Porto e Vigo, atualmente fixado em 02:22", descreve a IP.
A nova ligação de alta velocidade entre Braga e Valença "tem início no Ramal de Braga (RB) e desenvolve-se até à fronteira com Espanha, nas proximidades de Valença, onde será efetuada a ligação com a nova linha até Vigo, numa extensão total, aproximada, de 70 quilómetros", segundo a IP.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
No total, segundo o anterior governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.
"O objetivo é lançar o projeto para Avaliação de Impacte Ambiental no início do próximo ano. A intenção é estar tudo em condições de poder lançar este concurso, para esta PPP [parceria público-privada], a meio do ano de 2026, de acordo com o que está previsto", disse esta quinta-feira em Lisboa.
Segundo Carlos Fernandes, estão a ser desenvolvidos os estudos prévios e os estudos de impacto ambiental, estando a IP "no fecho desse trabalho".
De acordo com a apresentação da IP divulgada esta quinta-feira, a fase de concurso dessa linha (Porto Campanhã-Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Braga-Valença) deverá terminar em 2027 e a fase de projeto e construção terminará em 2032, data prevista para entrada em funcionamento da linha.
O troço Braga-Valença da ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo, Espanha, prevê estações em Braga, Ponte de Lima e Valença, de acordo com o caderno de encargos do estudo ambiental, lançado em abril.
"Em conjunto com os troços Porto (Campanhã)-Aeroporto e Aeroporto-Braga, a concretização do troço Braga-Valença, da nova Linha Porto--Valença--Vigo, visa reduzir, para cerca de 01:00, o trajeto direto entre Porto e Vigo, atualmente fixado em 02:22", descreve a IP.
A nova ligação de alta velocidade entre Braga e Valença "tem início no Ramal de Braga (RB) e desenvolve-se até à fronteira com Espanha, nas proximidades de Valença, onde será efetuada a ligação com a nova linha até Vigo, numa extensão total, aproximada, de 70 quilómetros", segundo a IP.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
No total, segundo o anterior governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.