Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Internacionalização: Presidente da AIRV alerta que os primeiros anos no estrangeiro são "para perder dinheiro"

O presidente da AIRV considera-se um "apóstolo da AICEP" e lembra que para uma empresa se internacionalizar precisa de "capacidade financeira" porque os primeiros anos no estrangeiro é para "perder dinheiro".

Bruno Simão/Negócios
  • ...

O presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), João Rebelo Cotta, acredita que para as empresas portuguesas, num mercado "saturado" como o nacional, "por vezes a internacionalização é a solução".

 

Presente do roadshow da AICEP realizado esta quarta-feira, 18 de Março, em Viseu, o também líder da empresa Controlvet, aproveitou para deixar alguns conselhos àqueles empresários que pretendem internacionalizar as suas empresas. Para começar, refere, devem "recorrer à AICEP", porque se não fosse esta agência "não teria conseguido aquilo que consegui". João Cotta acrescenta que "o apoio local da AICEP é fundamental, especialmente para uma PME".

 

No entanto, o presidente da AIRV alerta que é necessária "capacidade financeira, porque nos primeiros anos, quando se vai para o estrangeiro, é para se perder dinheiro". Além do músculo financeiro é preciso ser-se "bom naquilo que se faz em Portugal, ser capaz de inovar no mercado de destino".

 

Na abertura da conferência da AICEP em Viseu, João Cotta continuou a elencar requisitos que considera fundamentais para assegurar o sucesso no processo de internacionalização. "Bom controlo de custos, bom sistema de ‘report’ e ter pessoas adequadas", disse sublinhando a importância de se "gerir o negócio localmente".

 

Nesse sentido, e lembrando que a dimensão média das empresas portuguesas é pequena, salientou que é importante "procurar parceiros complementares (joint-ventures)".

 

Por fim, a rematar a sua intervenção, João Cotta notou ainda um outro factor decisivo para o sucesso da internacionalização: "persistência, persistência, persistência", porque o "êxito não se atinge à primeira".

Ver comentários
Saber mais Associação Empresarial da Região de Viseu João Rebelo Cotta AICEP Viseu AIRV
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio