Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Indemnizações compensatórias atingem mínimos "históricos"

Já foram superiores a 500 milhões de euros anuais, mas este ano as indemnizações compensatórias às empresas que prestam serviço público irão atingir pouco mais de 300 milhões de euros.

04 de Abril de 2013 às 22:50
  • ...

O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, a distribuição das compensações para este ano. "Estas indemnizações compensatórias representam, no seu conjunto, uma redução do esforço financeiro do Orçamento do Estado de 41 milhões de euros, cerca de 12 %, comparativamente com 2012, e de 170 milhões de euros, cerca de 34 %, em relação a 2010", adiantou o Governo em comunicado.

A tutela define, assim, ainda antes do final do semestre, que as empresas que recebem indemnizações compensatórias têm de aumentar receitas por outras vias e reduzir a dependência do Estado. Entre as mais prejudicadas tem estado a RTP que durante muitos anos recebia quase tanto como os transportes em conjunto (mais de 150 milhões de euros). Em 2012, a verba destinada foi de 90 milhões de euros.

O objectivo do Governo passa por deixar de pagar indemnizações compensatórias, ainda que os montantes tenham sido contestados pelas empresas durante anos, pela falta de critérios na atribuição. Foi pedida a contratualização do serviço público, mas essa questão nunca ficou verdadeiramente resolvida e as empresas continuaram a receber no final do ano, sem uma contabilização do que são os montantes devidos pelo serviço público. O resultado desta estratégia foi o recurso ao endividamento, que é o principal problema do sector.

Ver comentários
Saber mais Indemnizações compensatórias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio