Notícia
Incêndios: Candidatura ao fundo de solidariedade da UE entregue na próxima semana
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou no Parlamento que o levantamento feito no âmbito dos incêndios na região Centro foi concluído na semana passada e que a candidatura ao fundo de solidariedade da União Europeia será agora entregue.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta sexta-feira, 14 de Julho, no Parlamento que o Governo vai entregar a candidatura ao fundo de solidariedade da União Europeia na próxima semana.
O responsável adiantou na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas que o levantamento às consequências dos incêndios na região Centro foi concluído na semana passada, que a candidatura tem de ser sustentada e que prevê entregá-la na próxima semana.
No início deste mês, na apresentação do relatório de incêndios na Região Centro, Pedro Marques tinha já adiantado que se o fundo for accionado serão "um pouco mais de 11 milhões de euros" de ajuda que poderão chegar ao território.
Segundo noticiou então a agência Lusa, no caso de catástrofes naturais regionais, o fundo só pode ser accionado se os prejuízos directos atingirem o valor de 1,5% do PIB da Região Centro (cerca de 480 milhões de euros).
Esta sexta-feira no Parlamento Pedro Marques reafirmou a intenção de ser realizada uma reprogramação dos fundos do programa operacional regional, junto da Comissão Europeia, adiantando que "ainda ontem houve reuniões com o responsável da União Europeia para Portugal sobre a reprogramação".
"Esperamos ter acolhimento da União Europeia para essa possibilidade", disse.