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Inapa lucra 1,5 milhões no primeiro semestre
O grupo de distribuição de papel registou um crescimento de 4,2% no seu “core business” e de 13,4% nos negócios complementares, como as embalagens e comunicação visual, anunciou esta quinta-feira.
Em comunicado após o fecho da sessão, o grupo Inapa divulgou esta quinta-feira, 28 de Agosto, um aumento homólogo de 195,3% dos resultados líquidos consolidados, para 1,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2014.
O EBIT (resultados antes de juros e impostos) registou uma melhoria de 24,5%, para 10,6 milhões de euros e o re-EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações sem efeitos não recorrentes) evoluiu favoravelmente em 20,8%, para 14,1 milhões de euros, adiantou a mesma fonte. A margem de re-EBITDA melhorou em 0,4 pontos percentuais no período, fechando o semestre nos 3%.
Negócios complementares já valem 13,4%
Entre Janeiro e Junho de 2014, o grupo Inapa vendeu 431 mil toneladas de papel, uma melhoria de 9,1% face a igual período do ano transacto. Em valor, a progressão foi mais pequena: de 4,2%, para 404 milhões de euros.
A administração da Inapa, liderada por José Félix Morgado (na foto), adianta que "a progressiva melhoria dos indicadores económicos na Europa impulsionou o crescimento do negócio do papel a par com o aumento das vendas por entrada no mercado turco". A Inapa entrou em 2013 na Turquia, com a compra da Korda.
A direcção do grupo, no mesmo comunicado esta quinta-feira conhecido, adianta contudo que "a descida do preço médio do papel, comparativamente com igual período de 2013 é a consequência da forte competitividade que se verifica nos mercados, fruto da quebra da procura e do excesso de oferta".
Nos nove países onde opera directamente, a Inapa consolidou vendas de 466,3 milhões de euros, com o contributo dos negócios complementares, cujo peso passou de 12,5% no primeiro semestre de 2013, para 13,4% no mesmo período de 2014. "A sua contribuição relativa para a geração de resultados operacionais (EBIT) do grupo foi de 21,2%", destaca ainda a administração.
No negócio da embalagem, as vendas totalizaram vendas de 32,3 milhões de euros, mais 26,3% do que no primeiro semestre de 2013. Foi impulsionado "pelo crescimento nos mercados onde [a Inapa] opera e complementado pelas aquisições da Karbox (França), Tradembal (Portugal) e Realpack (Alemanha)", justifica a gestão.
Os resultados operacionais (EBIT) atingiram neste segmento 1,7 milhões de euros (mais 37,1%), "representando 5,3% das vendas", fruto da "optimização operacional decorrente da reorganização ainda em curso, do negócio da embalagem, transversal a todas as geografias onde está presente", é adiantado.
Já na área da comunicação visual, o negócio da Inapa cresceu 7,1% em termos semestrais e homólogos, para 15,7 milhões de euros, com o EBIT a atingir 600 mil euros, representativos de 3,6% das vendas.