Notícia
IMOPPI provocou o encerramento de 110 construtoras e mediadoras imobiliárias
A actividade inspectiva do IMOPPI – Instituto do Mercado de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário provocou o encerramento de 110 empresas de construção e de mediação imobiliária nos últimos três anos, anunciou hoje Hipólito Ponce de Leão, preside
A actividade inspectiva do IMOPPI – Instituto do Mercado de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário provocou o encerramento de 110 empresas de construção e de mediação imobiliária nos últimos três anos, anunciou hoje Hipólito Ponce de Leão, presidente deste organismo regulador.
Na conferência de Imprensa de apresentação do balanço destes três anos de actividade, o presidente do IMOPPI adiantou que se registaram suspensores de actividade relativamente a 33 construtoras, assim como o encerramento de 77 mediadoras imobiliárias. Paralelamente, mais 27 estabelecimentos empresariais dos dois sectores foram abandonados por livre iniciativa dos seus proprietários.
De um total de 2.447 empresas abrangidas pelas diversas inspecções efectuadas pelo IMOPPI no terreno no período em análise, 1706 incidiram sobre empresas de construção e 741 sobre mediadoras imobiliárias.
No entanto, a actividade do IMOPPI não se ficou pelas inspecções, porque nos últimos três anos o instituto procedeu à investigação de 4.832 empresas – 2.952 construtoras e 1.880 mediadoras imobiliárias.
No período em causa, o IMOPPI instaurou 2.088 processos sancionatórios a outras tantas empresas (1323 construtoras e 765 mediadoras imobiliárias). Deste total, 549 processos já foram concluídos, e resultaram em 283 condenações e 266 absolvições ou arquivamentos.
O IMOPPI desencadeou ainda 555 processos de registo: 4780 para defeitos de construção e 75 para acidentes em obra.