Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IMAG compra duas clínicas no Grande Porto

O grupo 4H, que no ano passado comprou o hospital privado de Lagos, passa a deter 14 unidades de diagnóstico e terapêutica em Portugal.

Filipe Pombo/AFFP
11 de Novembro de 2015 às 17:13
  • ...

O grupo 4H Healthcare comprou os centros de diagnóstico X-Gaia, em Vila Nova de Gaia, e X-Maia, na Maia, passando assim a deter três na região do Grande Porto e um total de 14 unidades de diagnóstico e terapêutica no país. As duas clínicas, onde trabalham 60 pessoas, realizaram em conjunto 95 mil exames em 2014.

A operação foi concretizada através da IMAG, a empresa do grupo liderado por António Chaves Costa (na foto) na área da imagiologia. Segundo as estimativas oficiais, as receitas com esta área de negócio devem ascender a dez milhões de euros no próximo ano. Em Setembro, o empresário tinha antecipado ao Negócios que estava "a formalizar a aquisição de mais quatro unidades até final de Outubro, que poderão ser seis até final do ano".

Este grupo português de saúde factura cerca de 40 milhões de euros e emprega mais de 500 pessoas. O "porta-aviões" é a Tecnifar (laboratórios farmacêuticos), que gerou mais de metade das vendas globais (23 milhões de euros) no ano passado. Em Dezembro, o grupo comprou ao grupo Lusíadas o Hospital de S. Gonçalo, em Lagos, prevendo que o número anual de utentes ultrapasse os 100 mil, 50% deles estrangeiros.

Recorde-se que esta unidade hospitalar algarvia estava nas mãos da brasileira Amil – entretanto adquirida pela norte-americana UnitedHealth – desde Novembro de 2012. Foi um dos nove activos vendidos pela Caixa Geral de Depósitos, numa alienação acordada com a troika e que rendeu 85,6 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Saúde 4H IMAG aquisição Gaia Maia diagnóstico imagiologia hospital de Lagos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio