Notícia
IBM nomeia primeira CEO mulher ao fim de 100 anos
Virginia Rometty, ou "Ginni" como é tratada, é a nova administradora executiva da tecnológica norte-americana, a quarta maior empresa do Standard & Poor’s 500.

“Ginni conseguiu-o porque o mereceu”, afirmou o anterior CEO, citado pelo "New York Times". Virginia Rometty vai chegar à administração executiva da IBM a 1 de Janeiro de 2012, de acordo com o anúncio feito ontem. Já Palmisano vai permanecer como “chairman” da empresa.
A nomeação de uma CEO feminina acontece ao fim de 100 anos de existência da IBM. Aquela que é a terceira maior tecnológica dos Estados Unidos foi fundada em 1911, tendo entrado para a bolsa em 1916. No presente ano, a empresa alcançou o máximo histórico desde que está cotada e acumula um ganho de quase 23% só em 2011. A actual capitalização bolsista é de 212,58 mil milhões de dólares.
A IBM é a quarta maior empresa do índice Standard & Poor’s 500 e a primeira dessa classificação a ser liderada por uma mulher. Antes, encontram-se a Exxon, a Apple e a Microsoft, todas administradas por homens (Rex Tillerson, Tim Cook e Steve Ballmer, respectivamente).
Ginni junta-se a nomes femininos de destaque no seio empresarial norte-americano como Indra Nooyi, da Pepsi, Meg Whitman, da Hewlett-Packard, ou Irene Rosenfeld, da Kraft Foods.