Notícia
Ibersol aumenta lucros para 5,9 milhões
A empresa de restauração beneficiou com o aumento das vendas e com as compensações financeiras devido à introdução de portagens nas ex-Scut.
A Ibersol fechou o primeiro trimestre com um resultado líquido de 5,9 milhões de euros, o que compara favoravelmente com os 3,5 milhões de euros registados no período homólogo.
Num comunicado enviado à CMVM, a Ibersol salienta que a evolução positiva do mercado de consumo na Península Ibérica conjugada com os efeitos das aberturas ocorridas ao longo de 2015 contribuíram para manter a tendência de crescimento da actividade durante o período".
As receitas aumentaram 12,3% para 52,36 milhões de euros, com os restaurantes a crescerem 8,1% e os balcões 17%, enquanto as concessões e catering caíram 0,8%.
No segmento de restaurantes, a Ibersol destaca o crescimento da Pizza Hut. No final do primeiro trimestre a companhia operava 372 restaurantes próprios.
Além do crescimento da actividade, a impulsionar os lucros estiveram ainda as "compensações financeiras pelas perdas de tráfego originadas pela implementação de portagens nas ex-Scuts e, ainda, a devolução dos direitos de concessão, acrescidos dos juros inerentes, oportunamente pagos com a celebração de três contratos cujo objecto não chegou a concretizar-se".
Excluindo os factores extraordinários, a Ibersol obteve lucros ajustados de 2,7 milhões de euros, o que também representa um crescimento face aos 2,3 milhões de euros do período homólogo.
O EBITDA ajustado aumentou 18,5% para 6,9 milhões de euros, e a margem situou-se em 13% do volume de negócios que compara com 12,3% no primeiro trimestre de 2015.