Notícia
Iberdrola e EDP negoceiam em Espanha
A Iberdrola, com uma participação garantida de 25% na nova central de ciclo combinado a instalar no Carregado, encontra-se em negociações com a EDP para a cedência de uma participação idêntica nas suas futuras centrais a construir em Espanha.
Segundo o «Diário Económico» a parceria estratégica da empresa liderada por Mário Cristina de Sousa planeia avançar até 2005 com cinco centrais a gás natural em Espanha. As hipótese em análise contemplam a repartição dos 250 MW, equivalentes à posição de 25%, apenas numa única central ou a distribuição por várias unidades tendo esta última hipótese agradado menos à eléctrica nacional.
Através destes investimentos a Iberdrola pretende manter a sua quota de mercado no sector da produção de energia eléctrica que ronda agora os 30%. Para a maioria das novas centrais a construir, a empresa espanhola conta ainda com a Repsol como provável sócio, com o qual tem uma aliança desde 1997.
Em Portugal é esperado até ao final de Março do próximo ano a definição do consórcio que vai explorar a central do Carregado. Para além da EDP que ficará com 51% do capital e da Iberdrola, o Governo mostrou já intenções de querer atrair outra empresa europeia, que não actue ainda no mercado nacional. Nesta corrida participam já a italiana Enel, a belga Tractebel e ainda a alemã RWE.
A Gás de Portugal, que ambiciona uma participação de cerca de 20%, deverá ficar-se por uma participação residual assegurada pela qualidade de fornecedor de gás natural.
A EDP, às 10h40, encontrava-se a perder 0,46%, cotando assim nos 17,21 euros (3.450 escudos).