Notícia
Hidrocantábrico vende telecomunicações por 57,5 milhões
A Hidroeléctrica del Cantábrico, sociedade espanhola controlada pela EDP – Energias de Portugal, alienou, por 57,5 milhões de euros, a participação de 34,96% que detinha na operadora de telecomunicações Retecal, à Ono.
A Hidroeléctrica del Cantábrico, sociedade espanhola controlada pela EDP – Energias de Portugal, alienou, por 57,5 milhões de euros, a participação de 34,96% que detinha na operadora de telecomunicações Retecal, à Ono. O valor líquido da transacção é de 32,8 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.
Em comunicado ao mercado emitido ontem à noite, a EDP anunciou que a sua participada Hidrocantábrico «celebrou hoje um acordo de compra e venda de acções com o grupo corporativo Ono no sentido de alienar a esta empresa a sua participação de 34,964% do capital social da Retecal – Sociedad Operadora de Telecomunicaciones de Castilla y León», que define como «um operador regional de telecomunicações por cabo».
O «valor de venda, a ser realizado em numerário», acordado entre a Hidrocantábrico e a Ono – que exerceu assim o seu direito de preferência sobre a participação da subsidiária da EDP – é de 57,5 milhões de euros «e o seu valor líquido contabilístico cifra-se nos 32,8 milhões de euros», acrescenta a mesma fonte.
A administração da EDP avança ainda que, com esta operação, a Hidrocantábrico cumpre «uma parte importante do seu plano de desinvestimento em actividades não estratégicas, centrando-se no seu negócio tradicional de energia», concretizando assim o plano da eléctrica portuguesa para a espanhola aquando do reforço da sua participação na companhia asturiana.
As acções da EDP [EDP] seguiam inalteradas, nos 2,34 euros.