Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Heinz dispara 20% em bolsa com anúncio de compra pela Berkshire e 3G Capital

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e a 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, vão comprar a norte-americana HJ Heinz, um negócio avaliado em 23 mil milhões de dólares. Ambos querem reforçar a aposta na área dos produtos de consumo alimentar.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 14 de Fevereiro de 2013 às 15:32

Os dois compradores vão pagar 72,5 dólares por acção, um prémio de 19,9% face ao fecho da sessão de ontem, quando a Heinz terminou a valer 60,48 dólares. Hoje, o título segue a disparar 19,8%, para 72,45 dólares.

 

Esta aquisição é a mais elevada de sempre no sector alimentar, segundo ambas as empresas. Os compradores estão a pagar 14,6 vezes o EBITDA, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg.

 

Segundo o comunicado citado pela Bloomberg, a Berkshire pagará entre 12 a 13 mil milhões de dólares pela fabricante de condimentos e dos snacks Ore-Ida. O negócio será igualmente financiado com dinheiro das subsidiárias da 3G, além do ‘rollover’ (extensão dos prazos de pagamento) da dívida existente. Contando com a dívida, o acordo está avaliado em 28 mil milhões de dólares.

 

O empresário suíço-brasileiro Jorge Paulo Lemann tornou-se, em Novembro de 2012, o homem mais rico do Brasil, de acordo com o ranking de multimilionários elaborado pela Bloomberg. De par com dois sócios, detém a capital de risco 3Gl, constando da sua carteira insígnias como a Burger King e a Anheuser-Busch InBev (fabricante da cerveja Budweiser).

 

Warren Buffett, actualmente com 82 anos, construiu a Berkshire Harhaway ao longo de várias décadas, a partir de uma fabricante têxtil que tinha entrado em processo de falência, transformando-a numa poderosa empresa com uma enorme diversificação das áreas de negócio, desde os seguros à energia, passando pelos bens de consumo e pelo fabrico de doçaria.

 

A Heinz foi criada em 1869, quando Henry John Heinz e o seu vizinho L. Clarence Noble começaram a vender rábano picante. A empresa é famosa pelos seu lema ’57 variedades de molho’. O molho 57, mais conhecido como ketchup, é o mais célebre de todos, tendo sido criado pela própria Heinz. A empresa agro-alimentar também comercializa condimentos, sopas enlatadas, pratos preparados e sumos, entre outros produtos.

 

Começou por se chamar Anchor Picke and Vinegar Works, tendo depois em 1872 passado a denominar-se Heinz, Noble & Company. Em 1975 a empresa entrou em bancarrota, mas no ano seguinte Henry Heinz recriou a empresa, com a ajuda do irmão John e do primo Frederick. Com ela veio o ketchup, que catapultou a empresa – na altura denominada F. & J. Geinz – para o êxito. Em 1888, Henry comprou as acções dos seus dois sócios, passando a empresa a ter o nome pelo qual é actualmente conhecida: HJ Heinz.

 

O presidente executivo da HJ Heinz, Bill Johnson, poderá arrecadar 100 milhões de dólares com a venda da empresa, segundo as contas da Bloomberg. Johnson detinha 1,38 milhões de acções da Heinz a 17 de Dezembro de 2012.

Ver comentários
Saber mais Heinz 3G Capital Berkshire Hathaway
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio