Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo Pestana assinala 40 anos e continua a expandir o seu negócio

O grupo Pestana, maior cadeia hoteleira nacional, assinalou o seu 40º aniversário. Foi em 1972 que o grupo, com sede na Madeira, abriu o seu primeiro hotel, o Pestana Carlton Madeira. Hoje conta com quase uma centena unidades pelo mundo. As próximas inaugurações estão previstas para Miami e Santiago do Chile.

22 de Novembro de 2012 às 18:29
  • ...
O grupo liderado por Dionísio Pestana conta hoje com 90 hotéis, em 13 países e 3 continentes, e o seu presidente já colocou a meta de chegar às 100 unidades hoteleiras. Quanto à data, já teve necessidade de a rever.

Há mais de 40 anos, quando Dionísio Pestana chegou à Madeira para “salvar” a empresa familiar, então liderada então pelo seu pai, estaria longe de imaginar que chegaria à centena de hotéis espalhados pelo mundo.

Dionísio Pestana é um gestor cujo “low profile” marca a sua personalidade. O empresário há vários anos que tem ao seu lado uma equipa coesa que vai dando cartas à medida que o grupo vai crescendo.

Luigi Valle assumiu a vice-presidência do grupo, José Theotónio é o homem das finanças, José Roquette, o administrador para a expansão e desenvolvimento e Castelão Costa passou a ser o rosto das Pousadas de Portugal.


Ao
longo dos anos, o grupo foi crescendo, nem sempre alcançou os seus objectivos, mas nunca perdeu a liderança em Portugal. Em 2007, o Pestana previa expandir internacionalmente as Pousadas de Portugal, que gere desde 2005, mas até agora só conta com uma unidade no Brasil. Queria chegar às 100 unidades em 2012, vai ficar próximo.

A sua expansão no exterior foi marcada pelo crescimento no Brasil, onde conta com 10 unidadades, mas hoje já está em vários países da América Latina, EUA e na Europa já deu os primeiros passos, mas o objectivo para chegar a Espanha ainda não foi alcançado. No entanto José Roquette admitiu ao Negócios que estão em negociações.

Nas metas do grupo está a vontade de ter um hotel em cada uma das cidades da América Latina, já estando em curso as negociações no Chile, na Colômbia e no Peru, e ter um hotel nas principais cidades europeias, já contando com unidades em Londres e em Berlim.

Em 2007, Dionísio Pestana em entrevista ao Negócios admitiu que não sabia quanto valia o seu património, porque “quando não se quer vender, ou não se tem necessidade, não tem preço”.

O grupo Pestana vai promover, de 26 de Novembro a 2 de Dezembro, a Pestana Restaurant Week. Esta semana gastronómica, que se insere no programa de comemoração do 40.º aniversário do grupo, engloba tanto os restaurantes das Pousadas de Portugal como os restaurantes dos hotéis Pestana, do Continente à Madeira, de Norte a Sul do País.

O Grupo Pestana fechou 2011 com uma facturação de 400 milhões de euros, e um EBITDA de 114 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Grupo Pestana 40 anos cadeia hoteleira hotéis turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio