Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo BES fica com 15% do capital da Gamesa Aeronáutica (act)

O Grupo Banco Espírito Santo integra um consórcio de investidores que assegurou a aquisição de 100% do capital accionista da Gamesa Aeronáutica, como sócio financeiro de referência, contando com 15% do capital da empresa.

17 de Maio de 2006 às 12:13
  • ...

O Grupo Banco Espírito Santo integra um consórcio de investidores que assegurou a aquisição de 100% do capital accionista da Gamesa Aeronáutica, como sócio financeiro de referência, contando com 15% do capital da empresa.

A administração da empresa será presidida por Juan Ignácio López Gandásegui e incluirá elementos da actual equipa executiva, liderada por José Luís Osoro, além de representantes dos Investidores Institucionais. O conselho de administração da empresa vai reunir-se até ao próximo dia 30 Novembro para modificar a denominação social e ter uma identidade corporativa própria, refere o BES em comunicado.

O consórcio empresarial tem como objectivo reforçar o projecto industrial e consolidar a Gamesa Aeronáutica como entidade de referência a nível mundial na fabricação de estruturas aeronáuticas.

A aquisição da totalidade do capital accionista da Gamesa Aeronáutica foi concretizada através da sociedade Synergy Industry and Technology pelo valor de 45 milhões de euros.

A estrutura accionista da Gamesa Aeronáutica foi revelada ontem pelo presidente da Caja Castilla-La Mancha (CCM), Juan Pedro Hernández Moltó, e pelo ex-conselheiro delegado da Gamesa, Iñaki López Gandásegui.

Juntamente com a CCM Corporación e López Gandásegui, que vão controlar 23% e 20% da empresa, respectivamente, na estrutura accionista do consórcio, estará também o Espírito Santo Capital como sócio financeiro de referência, com 15% do capital.

«Com uma posição accionista de 15% do consórcio, a Espírito Santo Capital estará representada no Conselho de Administração da Empresa, dando assim mais um passo no sentido da consolidação da presença do Grupo Banco Espírito Santo em Espanha», refere o Grupo BES no seu comunicado.

Entre os restantes accionistas encontram-se a Isolux Corsán, o EBN e Lesepair, cada um com 11% do capital, bem como os actuais gestores da empresa, José Luis Osoro, Pedro Fuente e Javier del Molino, que deterão 9%, cada.

López Gandásegui pretende manter a Gamesa Aeronáutica como líder de mercado de estruturas aeronáuticas, sem renunciar no entanto a possibilidade de entrar noutros sectores aproveitando, por exemplo, os activos da Gamesa Industrial incorporados na nova companhia.

O responsável acrescentou ainda que a empresa tem garantido um volume de encomendas para os próximos sete anos, através da manutenção da sua antiga carteira de clientes, formada pelas principais empresas do sector, como a Airbus, a Boeing, a Embraer, a Bombardier, EADS, Eurocopter e Sikorsky, com quem espera assinar contratos de «elevada importância» nos próximos meses.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio