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Grupo CTT reposiciona operação em Espanha e lança nova marca
A Tourline vai ser incluída na CTT Expresso, passando a operar sob a insígnia CTT. O novo posicionamento insere-se no plano de reestruturação desenhado pelos CTT para a empresa espanhola que incluiu um investimento de 12 milhões de euros.
Os CTT lançaram esta sexta-feira uma nova marca para o mercado espanhol, onde estão presentes através da Tourline Expresse. A empresa adquirida em 2005 vai ser absorvida pelos CTT Expresso e a marca Tourline vai desaparecer, dando lugar à insígnia CTT Express.
O reposicionamento já tinha sido anunciado pelo presidente executivo dos Correios, João Bento, no final de 2019 no âmbito do plano de reestruturação apresentado para a Tourline que há vários anos apresenta contas negativas. Uma situação agravada no terceiro trimestre de 2019 com a perda de um dos maiores clientes: a Amazon.
A nova marca é o último passo do plano dos Correios para dar uma nova vida à Tourline. O plano incluiu um investimento de 12 milhões de euros em novas instalações, equipamentos e tecnologia de otimização da distribuição de encomendas, bem como a nomeação de uma nova equipa de gestão, a qual já entrou em funções no final do ano passado e conta com Manuel Mollins na liderança.
Para João Bento, "o rebranding em Espanha e o novo posicionamento em Portugal são a faceta mais visível da forma como os CTT se apresentam no mercado e querem ser reconhecidos, ligando pessoas e empresas". "Os CTT assumem-se como uma empresa ibérica com ambição de liderança no Expresso & Encomendas mas também como um operador de entrega total, com uma oferta segmentada, do correio às encomendas, dos produtos aos serviços, e como um parceiro de negócio privilegiado e de confiança", acrescentou.
Já Manuel Molins, diretor-geral da nova CTT Express, sublinhou que "a nova estratégia se centrará no crescimento orgânico a curto prazo e terá capacidade para fazer frente tanto ao mercado B2B (empresarial) como à crescente procura no B2C (direcionado para os consumidores)".
A criação da nova marca em Espanha segue em linha com o novo posicionamento dos CTT apresentado na segunda-feira, 17 de fevereiro, que passou pela retirada do icónico cavalo do logótipo da empresa para as áreas comerciais e a introdução de um conjunto de paletes de cores. Porém, a imagem do cavalo mantém-se para a comunicação institucional da empresa e para os serviços da área de filatelia.
O objetivo desta mudança, cujos valores de investimento não foram divulgados, passa por mostrar que os CTT "são mais do que um operador postal", como já tinha explicado o presidente da empresa, João Bento.