Notícia
Governo nomeia comissão de acompanhamento para a privatização da EGF
Já estão escolhidos os três elementos da comissão que irá acompanhar o processo de alienação da empresa do universo Águas de Portugal. O Governo tem sete propostas em cima da mesa para a aquisição.
O Governo já nomeou oficialmente a comissão de acompanhamento para a privatização da EGF. Segundo um despacho do gabinete do primeiro-ministro, esta segunda-feira publicado em Diário da República, foram nomeados Esmeralda Dourado (na foto), Fernando Pires Santana e Guilherme Goulão d’Oliveira Martins.
A primeira foi a líder da SAG durante vários anos e presidente da Partec até 2012. Pires Santana está ligado à vida académica e à Faculdade de Ciências e Tecnologia. Por sua vez, Guilherme Goulão d’Oliveira Martins tem experiência na área fiscal, tendo ocupado a presidência do Conselho Interministerial de Coordenação dos Incentivos Fiscais ao Investimento (2010-2012).
"A criação desta Comissão Especial tem em vista contribuir para o sucesso da operação de reprivatização da EGF, o que passa pela adopção das melhores práticas, seguindo padrões de transparência e isenção, tendo em vista a prossecução e defesa do interesse público", adianta o mesmo despacho.
O Governo recebeu no início deste mês sete propostas não vinculativas para a privatização da empresa, do grupo Águas de Portugal, a Beijing Capital, o consórcio composto pela Odebrecht e Solvi, o formado pela Mota-Engil e Urbacer, a EGEO e a Antin Infrastructure Partners, a DST, a Indaver e a FCC.
O Executivo espera ter o processo de avaliação concluído em 31 de Julho deste ano.