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Google lança "jornal personalizado" em associação com 36 publicações dos EUA

O Google vai disponibilizar um novo serviço, o Fast Plip, que permite aos seus utilizadores criarem um jornal personalizado a partir das edições de 36 publicações periódicas norte-americanas.

15 de Setembro de 2009 às 09:51
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O Google vai disponibilizar um novo serviço, o Fast Plip, que permite aos seus utilizadores criarem um jornal personalizado a partir das edições de 36 publicações periódicas norte-americanas. O objectivo da empresa tecnológica é dar um novo passo na união entre os meios de comunicação “online” e em papel, através de um serviço que é acessível na Internet mas permite ler este “jornal personalizado” como se se estivesse a folhear a edição em papel.

Segundo anunciou ontem Josh Cohen, responsável do Google News, esta aplicação foi concebida para inovar na forma como se utilizam os meios de comunicação e “combina algumas das qualidades dos meios impressos e ‘online’”. Além disso, o Fast Flip está desenhado para aumentar o tráfego de leitores com origem na internee ajudar as publicações “a aumentar as suas receitas”, adiantou.

A aplicação vai captar imagens de notícias das publicações com que o Google chegou a acordo, em função das escolhas do próprio utilizador. Se o internauta carregar nessas imagens será reencaminhado para a publicação de origem. Ao mesmo tempo, as notícias estão organizadas por secções (Política, Economia, Internacional, Desporto, etc) com notícias hierarquizadas por diversas categorias (recomendadas, mais recentes, mais vistas, títulos). As 36 publicações norte-americanas disponíveis nesta fase de arranque pertencem a grupos como o The New York Times Company, The Washington Post, The Atlantic, Newsweek, Fast Company e ProPublica.

O Fast Flip terá uma versão móvel, disponível para terminais com o sistema Android e iPhone.

Inicialmente, o Fast Flip estará disponível apenas nos Estados Unidos, mas é acessível a partir de qualquer parte do mundo. Numa segunda fase, cujo calendário não foi divulgado, o Google pretende alargar este serviço a outras regiões do mundo.

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