Notícia
Google autorizada a testar carros sem condutor
A licença foi emitida depois de testes realizados em Las Vegas e Carson, os quais mostraram que o carro é tão seguro - ou talvez mais - do que um conduzido por uma pessoa.
08 de Maio de 2012 às 07:46
Dirigentes do Departamento de Veículos Automóveis (DVA) do Estado norte-americano do Nevada disseram na segunda-feira que deram à Google a primeira licença para testar carros que se conduzem a si próprios na via pública, noticia a AP.
A licença foi emitida depois de testes realizados em Las Vegas e Carson, os quais mostraram que o carro é tão seguro - ou talvez mais - do que um conduzido por uma pessoa.
A tecnologia que baseia o veículo que se dirige a si próprio funciona como um piloto automático para conduzir um carro, no caso um Toyota Prius modificado, com pouca ou nenhuma intervenção de um operador humano.
Um radar a laser montado no topo de carro e na grelha detecta peões, ciclistas e outros veículos, criando uma virtual zona tampão, de protecção, em torno dos obstáculos que o carro então evita.
Enquanto alguns já vêem o carro robot a deixar o seu passageiro na entrada do centro comercial e ir estacionar sozinho, o director do DVA, Bruce Breslow, diz que isso não será para já.
As regulações do Nevada exigem duas pessoas nos carros de teste. Uma pessoa atrás do volante e outra a monitorizar um ecrã de computador que mostra a rota traçada e controlar os acasos na estrada e os semáforos.
Se houver um problema, o condutor humano pode assumir o comando da viatura, carregando no travão e movimentando o volante.
Até agora, a Google pediu licenças para testar três veículos.
A licença foi emitida depois de testes realizados em Las Vegas e Carson, os quais mostraram que o carro é tão seguro - ou talvez mais - do que um conduzido por uma pessoa.
Um radar a laser montado no topo de carro e na grelha detecta peões, ciclistas e outros veículos, criando uma virtual zona tampão, de protecção, em torno dos obstáculos que o carro então evita.
Enquanto alguns já vêem o carro robot a deixar o seu passageiro na entrada do centro comercial e ir estacionar sozinho, o director do DVA, Bruce Breslow, diz que isso não será para já.
As regulações do Nevada exigem duas pessoas nos carros de teste. Uma pessoa atrás do volante e outra a monitorizar um ecrã de computador que mostra a rota traçada e controlar os acasos na estrada e os semáforos.
Se houver um problema, o condutor humano pode assumir o comando da viatura, carregando no travão e movimentando o volante.
Até agora, a Google pediu licenças para testar três veículos.