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GES quer manter 5% da PTM e BES vai vender 9%
O Grupo Espírito Santo (GES) quer ter uma posição, de longo-prazo, de 5% na PT Multimédia (PTM), estando previsto que o Banco Espírito Santo (BES) venda os 9% que tem na PTM, disse Ricardo Espírito Santo Salgado, Chief Executive Officer (CEO) do BES, cita
O Grupo Espírito Santo (GES) quer ter uma posição, de longo-prazo, de 5% na PT Multimédia (PTM), estando previsto que o Banco Espírito Santo (BES) venda os 9% que tem na PTM, disse Ricardo Espírito Santo Salgado, Chief Executive Officer (CEO) do BES, citado pela agência Reuters.
Recentemente, o incumbente Portugal Telecom (PT) fez o "spin-off" da PTM -- líder do cabo em Portugal -- mas o presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Abel Mateus, alertou que apenas haverá aumento de concorrência se houver "um controlo accionista distinto das duas empresas".
Contudo, a comissária europeia, Neelie Kroes, mostrou não estar preocupada quanto à identidade e nacionalidade dos accionistas, frisando que "tem de haver "management" separados, transparência para que não haja decisões cruzadas dos "boards"".
A PTM tem reiterado a independência da sua gestão face à PT, que é o líder da rede fixa de cobre e onde o BES é um dos accionistas de referência com cerca de 9%.
"Na área não-financeira, vamos (Grupo Espírito Santo) manter uma posição de investimento, de longo-prazo, de 5%. O BES não vai ter posição nenhuma", disse Ricardo Espírito Santo Salgado, citado pela Reuters.
Adiantou, à margem da entrega dos prémios Inovação-BES, que ainda não está definida qual a empresa não-financeira do GES que terá essa participação de 5%, explicando: "é algo que vai ser esclarecido nas próximas semanas".
"O banco provavelmente irá vender as acções no mercado, a área não-financeira poderá comprar uma posição que não excederá os cinco pct", adiantou.
Ricardo Salgado reiterou que a participação do BES na PT "é uma posição estratégica, de muito longa data".