Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp retoma negociações para troca de postos com Repsol

A Galp Energia retomou em negociações com a espanhola Repsol para realizar uma troca de postos entre as redes portuguesas e espanholas das duas companhias, disse ao «site» espanhol Invertia, o presidente executivo da petrolífera portuguesa, António Mexia.

24 de Março de 2004 às 12:59
  • ...

A Galp Energia retomou em negociações com a espanhola Repsol para realizar uma troca de postos entre as redes portuguesas e espanholas das duas companhias, disse ao «site» espanhol Invertia, o presidente executivo da petrolífera portuguesa, António Mexia.

As negociações de «swaps», semelhantes às realizadas há cerca de dois anos entre a Galp, a espanhola Cepsa e a francesa Total, têm como objectivo alavancar o crescimento em Espanha que é um dos grandes objectivos estratégicos do grupo nacional.

Segundo António Mexia, a «Repsol YPF tem actualmente um elevado número de estações de serviço em Espanha, cerca de 3200 contando as três marcas. Muitos destes postos não têm interesse estratégico para eles, mas para nós têm, pelo que seria bom para as duas partes».

Os contactos com a Repsol para a realização de permutas iniciaram-se há cerca de dois, na sequência dos negócios de «swaps» realizados entre a Galp e a Total e a Cepsa, para Espanha e Portugal. No entanto, tem sido mais difícil chegar a um acordo com o líder ibérico dos petróleos.

A Repsol, contactada pelo Invertia, não comentou estas negociações. O grupo não tem mostrado uma estratégia agressiva de expansão em Portugal, ao contrário da Galp em Espanha.

A Repsol recusou mesmo o convite da Galp para comprar uma participação no capital da CLC – Companhia Logística de Combustíveis, como contrapartida pela compra da empresa portuguesa de 5% da congénere espanhola, a CLH. A Repsol tem cerca de 114 postos em Portugal

A troca de postos ou a compra de pequenas redes em Espanha é a estratégia definida pela Galp para conseguir alcançar o seu objectivo de crescimento no mercado vizinho onde quer atingir uma quota de 8%, sobretudo nas regiões eleitas como prioritárias, Madrid, Comunidade Valenciana, Catalunha, Extremadura e Andaluzia.

A empresa portuguesa conta com cerca de 240 postos em Espanha, uma quota de 2,5%, e espera chegar o final do ano aos 4%, quando estiver concluído o processo de «swaps» que envolve quase cem pontos de venda.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio