Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp prestes a ganhar concessão do terminal petrolífero de Sines

A Galp Energia está prestes a ganhar a concessão do terminal do Porto de Sines. Segundo o presidente da Administração do Porto de Sines, «as conversações estão no final, e a Galp é a única entidade com que a APS está a negociar».

19 de Março de 2003 às 20:03
  • ...
A Galp Energia está prestes a ganhar a concessão do terminal petrolífero do Porto de Sines. Segundo Monteiro de Morais, presidente do conselho de administração da APS - Administração do Porto de Sines, entidade responsável pela negociação da concessão, «as conversações encontram-se na sua fase final, devendo estar concluídas dentro de dez dias e a Galp é a única entidade com que a APS está a negociar».

Monteiro de Morais adiantou que o valor dos activos do terminal petrolífero se deverá situar próximo dos 35 milhões de euros. Deverá ser este o indicador de referência para acordar o preço de renda a pagar pela Galp à APS no âmbito da concessão, mas Monteiro de Morais não quis adiantar quaisquer pormenores sobre este assunto.

O responsável máximo da APS sublinhou ainda que, apesar da grande vertente que o Porto de Sines terá ao nível de contentores, «se trata de uma grande infra-estrutura nacional, relevante em diversos outros sectores, nomeadamente o energético».

Actualmente, agregadas ao Porto de Sines, encontram-se algumas das mais importantes indústrias do país. Além da refinaria da Petrogal e da central termoeléctrica da EDP, o Porto de Sines conta ainda a actividade petroquímica da multinacional Borealis, da actividade metalúrgica da Metalsines, da indústria química da Euroresinas, da operação no gás natural através da Transgás Atlântico, da exploração do terminal «multipurpose» (granéis sólidos e carga geral) pela Portsines e pela operação em negro de fumo por parte da Carbogal.

Com a recente diversificação de actividades, além do arranque em Maio do terminal de contentores gerido pela PSA - Port of Singapore Authority, o Porto de Sines vai iniciar também este ano a actividade na concessão do terminal de granéis líquidos, concessionado à Transgás.

A Galp Energia também explora a concessão do parque de bancas. Por fim, o porto de pesca foi concessionado à Docapesca. Por concessionar estão ainda a gestão integrada de resíduos e o porto de recreio.

No conjunto da comunidade portuária de Sines (autoridade portuária, concessionários e empresas directamente dependentes do porto) o valor económico do Porto de Sines ascende a um VAB (Valor Acrescentado Bruto) de cerca de 400 milhões de euros, o que representa cerca de 10% formado em toda a região alentejana.

No que respeita ao impacto social, o conjunto da comunidade portuária de Sines emprega cerca de mil trabalhadores, o que representa cerca de 3% de todo o emprego criado no Alentejo.

Por Nuno Miguel Silva

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio