Notícia
Fundo Antin notifica Concorrência da aquisição de controlo conjunto da Power Dot
A Autoridade da Concorrência (AdC) foi notificada pelo grupo Antin, que administra fundos com investimentos, da aquisição do controlo conjunto da empresa portuguesa de carregadores para veículos elétricos Power Dot, segundo aviso publicado.
01 de Junho de 2022 às 11:17
A operação de concentração em causa consiste na aquisição por parte da Antin Infrastructure Services Luxembourg II, através de uma sociedade veículo a constituir, do controlo conjunto da Power Dot, mediante a aquisição de ações representativas do respetivo capital social à Arié Investimentos e respetivos sócios fundadores da Power Dot.
A Arié tem por objeto a gestão de participações sociais de outras sociedades que desenvolvem atividades em áreas relacionadas com o setor imobiliário, a instalação e operação de carregadores de veículos elétricos, a importação e distribuição de produtos de cosmética, perfumaria e higiene pessoal, a prestação de serviços logísticos e administrativos, a prestação de serviços de restauração, a distribuição de eletricidade e gás e o desenvolvimentos e comercialização de soluções de mobilidade elétrica.
A Antin adquire, assim, a Power Dot, empresa portuguesa que investe, instala e opera postos de carregamento para veículos elétricos.
A notificação do controlo conjunto da Power Dot surge duas semanas após a empresa portuguesa anunciar, em comunicado, um reforço de capital de 150 milhões de euros pela Antin Infrastructure Partners com o objetivo de expandir a rede de carregadores de veículos elétricos em parques de estacionamento.
"O reforço de capital vai permitir que a Power Dot prossiga a sua expansão nacional e internacional, reforce equipa, desenvolva 'software' para otimizar operação e continue a instalar gratuitamente carregadores para veículos elétricos em todos os parques de estacionamento", segundo o documento.
A Power Dot tem três anos de atividade e opera em seis países, contando com 5.000 pontos de carregamento correspondentes a 2.250 carregadores, pois normalmente cada carregador dispõe de dois pontos de carregamento.
O objetivo da operação, segundo o comunicado, "é alcançar os 14.000 pontos de carregamento até 2025 e atingir os 27.500 em 2030".