Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Frasquilho: Peso das exportações no PIB ainda "longe dos países comparáveis" na Europa

Portugal precisa de aumentar o peso das exportações no PIB, diz o presidente da AICEP. O sector agro-alimentar de Santarém tem margem para crescer internacionalmente, defende Miguel Frasquilho.

06 de Abril de 2016 às 11:25
  • 1
  • ...

As exportações estão a evoluir de forma positiva, mas há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar os níveis dos países comparáveis, considera Miguel Frasquilho. O presidente da AICEP destacou esta quarta-feira, 6 de Abril, as potencialidades de cooperação para as empresas do sector agro-alimentar de Santarém singrarem nos mercados externos, na segunda etapa do roadshow Portugal Global da AICEP.

 

"Apesar do longo caminho que já percorremos [no aumento do peso das exportações no PIB], estamos ainda longe dos países comparáveis no espaço europeu", disse Miguel Frasquilho. "Estou optimista para o futuro das nossas empresas e do nosso país. Mas apesar dos resultados muito positivos que já alcançámos não podemos baixar os braços", disse o presidente da AICEP, em Santarém.

 

A região tem ainda "uma grande margem de progressão" para aumentar a receita com as exportações, que atingiu 1,4 mil milhões de euros no ano passado, disse Frasquilho. A cooperação e coopetição – tema do seminário – são estratégias chave para o sector agro-alimentar alcançar esse crescimento.

 

"Somos muito heterogéneos do ponto de vista económico, mas o agro-cluster é uma referência na nossa região", destacou também Ricardo Gonçalves. "É uma referência nacional, podemos mesmo dizer ibérica", considera o presidente da Câmara de Santarém.

 

O sector agro-alimentar deve ainda repensar a logística das actividades. E para isso pode aprender com o exemplo da Holanda, que é um importante parceiro de negócios, destacou Frasquilho.

"Apesar do forte desenvolvimento das relações bilaterais nos últimos anos, há ainda muitas oportunidades" para os empresários portugueses na Holanda. A "proximidade geográfica" e a "relação privilegiada com a Alemanha" são duas vantagens deste país, destacadas pelo presidente da AICEP.

Ver comentários
Saber mais Portugal Santarém Miguel Frasquilho AICEP Portugal Global da AICEP Holanda Alemanha economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio