Notícia
François Pinault confirma interesse em adquirir a Suez
O multi-milionário francês François Pinault confirmou o seu interesse em comprar a Suez referindo que "todas as opções estão em aberto". Na semana passada semana, o diário francês "Capital" avançou que Pinualt poderá lançar, ainda esta semana, uma OPA hos
O multi-milionário francês François Pinault confirmou o interesse em comprar a Suez referindo que "todas as opções estão em aberto". Na semana passada, o diário francês "Capital" avançou que Pinault poderá lançar, ainda esta semana, uma OPA hostil sobre a Suez no valor de 70 mil milhões de euros.
François Pinault confirmou esta manhã, em comunicado, o interesse em adquirir a francesa Suez, depois do diário francês ter avançado com esta notícia na passada sexta-feira. A "Capital" referia mesmo que a família do multimilionário tem já um acordo assinado com o gabinete de Jacques Chirac para avançar com a aquisição.
Depois de ser conhecido o interesse de Pinault, as acções da Suez valorizaram mais de 3% para o valor mais alto de sempre. Os títulos da empresa francesa seguiam a subir 1,43% para os 39,71 euros.
O executivo francês chegou a propor a fusão entre a Suez e a Gaz de France, na tentativa de evitar que a italiana Enel pudesse adquirir a Suez. No entanto, a fusão apoiada pelo governo francês tem vindo a ser atrasada devido a bloqueios de ordem legal, não se prevendo um avanço na operação até meados de 2007.
De acordo com a "Capital", o plano de Pinault passa pela aquisição da Suez, ficando a Gaz de France com o negócio da "utility" francesa por 40 mil milhões de euros. A Veolia Environment é apontada como interessada na compra do negócio das águas da Suez. A Vinci e a Wendel Investissement também poderão participar nesta OPA.
Pinault, de 70 anos, pertence à quinta mais rica família francesa com uma fortuna avaliada em 7 mil milhões de dólares. Este ano ficou classificado em 74º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo da revista "Forbes"
A confirmar-se esta aquisição, ela representa uma alteração na estratégia seguida pela família Pinault na ultima década. Nos últimos dez anos, o principal alvo da PPR, empresa detida pelos Pinault, tem sido a indústria de bens de luxo. A família francesa adquiriu, em 2004, a casa italiana Gucci.