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Francesa Kiabi chega ao Mar para combater a Primark no Norte
A cadeia francesa de moda Kiabi, que tem como grande rival a irlandesa Primark, pretende abrir 10 lojas em Portugal, nos próximos cinco anos, num investimento de 13 milhões de euros e a criação de 400 empregos. Depois de Sintra, chega esta quinta-feira a Matosinhos.
Criada em 1978 no Norte de França com um conceito de "moda a pequenos preços", a gigante Kiabi, que está presente em 12 países e facturou 1,8 mil milhões de euros no passado, chegou a Portugal no final de 2005, com a abertura de uma loja em Almada, tendo então anunciado que iria investir 20 milhões de euros no nosso país, com a abertura de uma dúzia de lojas até 2010.
A cadeia francesa acabou por recuar na sua ambição, tendo preferido expandir-se em Portugal "de pantufas", com a abertura, em 2010, em regime de franchising, de lojas em Beja, Évora, Pombal e Santo André.
Sete anos depois, após ter adquirido conhecimento profundo do mercado português, onde a sua grande rival, a irlandesa Primark, se tinha instalado no ano anterior, a Kiabi decidiu arrancar com um ambicioso plano de abertura de lojas próprias no nosso país.
De acordo com Isabel Azevedo, "country manager" da kiabi Portugal, a marca francesa pretende abrir uma dezena de lojas no mercado nacional até 2021, num investimento estimado em 13 milhões de euros.
Depois da abertura da loja no Fórum Sintra, a primeira no quadro do novo plano de expansão da Kiabi em Portugal, a 16 de Março passado, a marca francesa vai chegar ao Norte do país.
Esta quinta-feira, 18 de Maio, a Kiabi abre ao público a sua loja no Mar Shopping, em Matosinhos, num espaço de dois mil metros quadrados.
"É um dos ‘shoppings’ do Grande Porto com maior afluência de público, bastante frequentado por famílias e com uma localização estratégica entre várias cidades e praias. Tudo isso reflecte na íntegra a tipologia de consumidor que a Kiabi deseja servir", explica Isabel Azevedo, em comunicado.
"Com esta inauguração concedemos cerca de 40 postos de trabalho na região e damos sequência ao plano de crescimento no mercado português que passa pela abertura de um total de 10 lojas e a criação de 400 empregos ao longo dos próximos cinco anos", avança a mesma responsável.