Notícia
Financial Times Deutschland vai acabar por razões económicas
O diário económico em alemão Financial Times Deutschland vai cessar a publicação, noticia hoje o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), por causar perdas financeiras elevadas ao seu proprietário, o editor Gruner+Jahr, do grupo Bertelsmann.
20 de Novembro de 2012 às 20:55
No seu sítio na internet, o FAZ escreve que "Gruner+Jahr retira-se de muitas das actividades na imprensa económica (...). O comité de direcção decidiu parar [a publicação do] Financial Times Deutschland e colocar à venda as revistas Impulse e Borse Online", cita a agência noticiosa AFP, acrescentando que só é mantida a revista Capital.
Baseado em Hamburgo, no norte da Alemanha, o editor Gruner+Jahr, que deve ter na quarta-feira uma reunião do seu conselho de vigilância, não quis comentar as informações, refere a agência.
Os títulos económicos do grupo empregam 350 pessoas na Alemanha, disse um porta-voz.
Segundo o FAZ, a decisão do editor seria puramente económica: "A baixa das receitas publicitárias e das tiragens deveria conduzir a uma perda estimada em 15 milhões de euros em 2012" para o Gruner+Jahr, dos quais o Financial Times Deutschland seria responsável por dez milhões.
Ainda segundo o FAZ, desde que foi criado no início de 2000, o Financial Times Deutschland nunca ganhou dinheiro e acumula 250 milhões de euros de perdas.
Conhecido como FTD na Alemanha, o Financial Times Deutschland hoje apenas partilha o nome a cor rosa das suas páginas com o seu prestigiado homónimo britânico, The Financial Times.
Lançado em Fevereiro de 2000 para fazer concorrência ao gigante da imprensa económica alemã, o Handelsblatt, o FTD era, no seu início, uma empresa conjunta entre os editores Gruner+Jahr e Pearson, que é o proprietário do Financial Times.
Mas em 2008, o editor alemão decidiu ficar de posse da totalidade da empresa, com o grupo Pearson a autorizá-lo a continuar a usar a marca Financial Times.
Baseado em Hamburgo, no norte da Alemanha, o editor Gruner+Jahr, que deve ter na quarta-feira uma reunião do seu conselho de vigilância, não quis comentar as informações, refere a agência.
Segundo o FAZ, a decisão do editor seria puramente económica: "A baixa das receitas publicitárias e das tiragens deveria conduzir a uma perda estimada em 15 milhões de euros em 2012" para o Gruner+Jahr, dos quais o Financial Times Deutschland seria responsável por dez milhões.
Ainda segundo o FAZ, desde que foi criado no início de 2000, o Financial Times Deutschland nunca ganhou dinheiro e acumula 250 milhões de euros de perdas.
Conhecido como FTD na Alemanha, o Financial Times Deutschland hoje apenas partilha o nome a cor rosa das suas páginas com o seu prestigiado homónimo britânico, The Financial Times.
Lançado em Fevereiro de 2000 para fazer concorrência ao gigante da imprensa económica alemã, o Handelsblatt, o FTD era, no seu início, uma empresa conjunta entre os editores Gruner+Jahr e Pearson, que é o proprietário do Financial Times.
Mas em 2008, o editor alemão decidiu ficar de posse da totalidade da empresa, com o grupo Pearson a autorizá-lo a continuar a usar a marca Financial Times.