Notícia
Fidelidade estuda vender posição minoritária na Luz Saúde
A companhia de seguros controlada pela Fosun já terá contratado o Natixis para realizar contactos com potenciais investidores para uma posição minoritária na dona do Hospital da Luz.
A Fidelidade contratou o banco de investimento francês Natixis para iniciar contactos com potenciais interessados em adquirir uma participação minoritária na Luz Saúde, que controla uma rede de hospitais e clínicas privadas em Portugal, avança esta quinta-feira a Bloomberg, citando um porta-voz da seguradora.
A opção de alienar uma posição minoritária na Luz Saúde visa encontrar um parceiro estratégico que permita à operadora de saúde continuar a expandir as suas operações, acrescentou a mesma fonte.
A Fidelidade, controlada pelos chineses da Fosun com uma participação de 85% (os restantes 15% pertencem à Caixa Geral de Depósitos), suspendeu os planos de cotar a Luz Saúde na bolsa de Lisboa através de uma oferta pública inicial (IPO), que chegou a ser apontada para abril, devido às condições do mercado.
A Luz Saúde tem continuado a alargar a sua rede de cuidados de saúde em Portugal e anunciou em janeiro um investimento de 50 milhões de euros para a construção de uma nova unidade hospitalar no Seixal. No ano passado, a empresa iniciou a construção de um hospital em Santarém, que deverá estar concluído na primeira metade de 2026, num investimento de 58 milhões de euros.
A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 14 hospitais privados, 14 clínicas privadas e ainda uma residência sénior.