Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ferrari é a marca mais forte do mundo. Mas Amazon vale 20 vezes mais

A Brand Finance antevê um 2019 com a Ferrari na dianteira, no que toca à força da marca, e as grandes consultoras bem posicionadas. No que toca ao valor, as tecnológicas destacam-se, com a Amazon, Apple e Google na frente.

Ferrari 488 Pista
lusa
22 de Janeiro de 2019 às 17:00
  • 1
  • ...

A Ferrari ultrapassa todas as empresas no que toca à força da marca, afirma a Brand Finance. Já em termos do valor, as gigantes tecnológicas impõem-se, com Amazon, Apple e Google na liderança.

"Como o fabricante automóvel de referência, a Ferrari goza de um reconhecimento sem paralelo", comenta a Brand Finance, que avalia a força das marcas tendo em conta critérios como o investimento em marketing e o desempenho do negócio. O estudo, divulgado esta terça-feira, 22 de janeiro, aponta para o merchandising, os parques temáticos e o hotel Maranello Village como bons reforços do posicionamento da Ferrari como marca de luxo.

Como a força da marca tem tendência a refletir-se no valor, este também melhorou, subindo 27% para os 8,3 mil milhões de dólares (7,3 mil milhões de euros), que lhe confere apenas o 261.º entre as 500 marcas mais valiosas do mundo. A fabricante automóvel italiana melhorou duas posições desde o ano anterior e é a única representante do país entre as 10 mais fortes, numa lista onde predominam as empresas norte-americanas.

Fonte: Brand Finance

As "big four" que dominam o mundo da consultoria e auditoria também se destacam no ranking das marcas mais fortes. A Deloitte chega ao terceiro lugar do pódio, vinda do 17.º, ultrapassando a PwC, que em 2018 era a mais bem posicionada deste setor mas que agora cai do oitavo para o décimo lugar. Estas marcas são avaliadas pela Brand Finance em 29,6 milhões de euros e 24,9 milhões de euros, respetivamente. Fora das dez mais fortes, ficam a EY e a KPMG. Esta última foi prejudicada no último ano pelas controvérsias em relação à auditoria da construtora britânica Carillion, que foi à falência sem os alertas da auditora.

Nos dez lugares cimeiros da lista das mais fortes ainda estão empresas de nomes sonantes como a McDonalds, Coca-Cola, a também luxuosa Rolex ou a tecnológica Intel. 

Também há a "força dos cifrões"

A Amazon torna-se, à semelhança do ano anterior, na marca mais valiosa entre as 500 que foram avaliadas pela Brand Finance. Ascendeu aos 187,9 mil milhões de dólares, um salto de quase 25% relativamente a 2018.

"As marcas que evoluem e experimentam novos setores, como a Amazon e a Microsoft, são aquelas que continuarão a superar o desempenho dos concorrentes". Já a Apple, a par da Walmart "vão perder a oportunidade de crescer no valor" se mantiverem a lentidão a adaptar-se e a diversificar, vaticina a Brand Finance.

Fonte: Brand Finance

A Apple conquistou, contudo, o segundo lugar entre as mais valiosas, com uma avaliação de 153,6 mil milhões de dólares, 5% acima do ano anterior. Segue-se a Google, com o valor de 142,7 mil milhões, e a Microsoft, avaliada em 119,5 mil milhões.

O "reinado" das tecnológicas dos Estados Unidos só é interrompido no quinto lugar, com a presença da Samsung e deixa espaço para dois representantes da banca chinesa no top 10: o ICBC e o China Construction Bank. Na Europa, a medalha de ouro vai para a Mercedes-Benz, que se posiciona em 13.º lugar com a avaliação de 60,4 mil milhões de dólares. Apesar da quebra nas vendas que a fabricante alemã sofreu no ano passado, a Brand Finance destaca o crescimento na ordem dos dois dígitos na Alemanha e na China, para além do aparente acompanhar das novas tendências, com o lançamento do primeiro veículo elétrico planeado para 2019.

Ver comentários
Saber mais Google Ferrari Brand Apple Samsung Walmart Finance Deloitte China Construction Bank Amazon Maranello Village Big Four Europa PwC EY McDonalds economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio