Notícia
Exibições de Miguel Veloso abrem discussão nas redes sociais
Com o Euro 2012 à porta a Inesting avançou com a segunda fase do seu estudo sobre as discussões nas redes socias sobre este evento desportivo. "As exibições menos conseguidas de Miguel Veloso abriram discussão", revela a consultora de marketing digital.
05 de Junho de 2012 às 16:48

Com o Campeonato da Europa prestes a começar (já na próxima sexta-feira) a Inesting avançou para a segunda fase do estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais”.
A solução preferida pelos cibernautas, analisados pela Intesting, é a entrada de Hugo Viana para médio mais avançado, recuando Moutinho e Raul Meireles.
E os cibernautas não falam só dos convocados, como também questionam as escolhas de Paulo Bento. Nesta análise concluiu-se que “Bosingwa deveria ser o defesa direito titular. Na ausência de Bosingwa, as preferências nas redes sociais recaem sobre Miguel Lopes que, frente à Turquia, realizou uma boa exibição”.
Quanto ao jogador com maior consenso, Cristiano Ronaldo lidera a escolha, com 22% das referências totais. “Entre as opções indiscutíveis nas redes sociais surgem Nani e Ronaldo nas alas, sendo que a defesa também não apresenta surpresas: Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão são titulares”, acrescentou a mesma fonte.
No que concerne às opções de Paulo Bento mais discutíveis aparece “Rui Patrício, que apesar de titular surge com uma popularidade muito próxima da de Eduardo e Beto. Na frente, Nelson Oliveira é o eleito para ponta de lança numa luta muito renhida com Hugo Almeida e Hélder Postiga. No entanto, a sua titularidade deriva mais da impopularidade de Almeida e Postiga, do que da sua própria popularidade”, detalhou a empresa de marketing digital.
Assim, o onze ideal da Seleção Nacional nas Redes Sociais é: Rui Patrício, Coentrão, Bruno Alves, Pepe, Bosingwa, Meireles, Moutino, Hugo Viana, Ronaldo, Nani e Nelson Oliveira.
Na primeira fase do estudo, a Inesting concluiu que as seleções de Portugal e da Inglaterra são as equipas favoritas do Euro2012 nas redes sociais. No entanto, quanto ao vencedor, a Inglaterra aparece primeiro com 17% das escolhas, seguindo-se Portugal com 12,4%.
A Irlanda e Portugal foram os países que mais falam sobre o Euro2012 e a Polónia, Portugal, Espanha e Inglaterra são as equipas mais referidas dos grupos A, B, C e D, respetivamente.
O estudo tem por base a quantidade de referências a palavras-chave pré-definidas encontradas em sites de social media (Twitter, Facebook, Blogs, YouTube, Picasa, Friendfeed, GooglePlus, Flickr).
A Intesting explica que o critério de identificação de preferências foi baseado num algoritmo que considerou a popularidade dos jogadores a partir número de menções aos mesmos em contexto de Euro2012.
Este algoritmo foi afinado por análise humana, que através de técnicas de amostragem analisou a semântica das menções. O algoritmo em causa é propriedade intelectual da Inesting.