Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exane: Portugal Telecom tem política de dividendos "demasiado agressiva"

O banco Exane BNP Paribas cortou o preço-alvo das acções da PT para 4,4 euros, prevendo que os resultados do quarto trimestre mostrem uma contínua pressão sobre as operações domésticas. Nesse contexto, a política de dividendos é "demasiado agressiva", diz o banco.

Exane: Portugal Telecom tem política de dividendos "demasiado agressiva"
14 de Março de 2012 às 10:55
  • ...
O Exane BNP Paribas cortou o “target” da Portugal Telecom de 6,2 euros para 4,4 euros, reiterando a recomendação “neutral”.

“A PT ainda não apresentou os resultados do quarto trimestre, mas continuamos a antever sinais de pressão no mercado interno e não prevemos evidências de uma reviravolta na Oi/Telemar”, escreve o analista Mathieu Robilliard, em nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Prevendo que “a situação de Portugal na crise da dívida continue tensa e os juros altos por mais algum tempo”, o Exane BNP diz que a acção da Portugal Telecom conta com estimativas mais baixas para as operações domésticas, tendo em conta a visão mais pessimista que o banco diz ter para o sector das telecomunicações.

“Notamos, no entanto, que as operações de linha fixa da Portugal Telecom devem continuar a ter um desempenho melhor do que outras empresas graças ao elevado investimento da PT no segmento ‘triple play’ (...), que deve ajudar a combater a concorrência e estimular a procura”, adianta o analista.

Num contexto de deterioração das condições macro-económicas no mercado interno, o Exane acredita que “a PT tem uma política de distribuição de dividendos demasiado agressiva”.

“Mas tendo em conta o montante elevado em reservas de liquidez (não há necessidade de refinanciar dívida antes de 2014) a empresa poderá manter [a política de remuneração accionista], correspondendo ao desejo dos seus principais accionistas (BES, Ongoing)”, diz o banco de investimento francês.

O Exane BNP Paribas salienta ainda que cortou as estimativas para a Oi, “já que os resultados apresentados por alguns concorrentes sugerem que está a aumentar a concorrência no mercado de linha fixa no Brasil”.

As acções da Portugal Telecom estão a subir 0,5% para 4,022 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Ver comentários
Saber mais Portugal Telecom research BNP Paribas dividendos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio