Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-administrador da Mota acusado de «insider trading»

Começou ontem o segundo julgamento, em Portugal, por abuso de informação privilegiada, chamado «insider trading», um processo que remonta a 1999, envolvendo negócios em bolsa com acções da Engil, e um então administador da Mota & Companhia (M&C), Carlos M

18 de Setembro de 2003 às 08:32
  • ...

Começou ontem o segundo julgamento, em Portugal, por abuso de informação privilegiada, chamado «insider trading», um processo que remonta a 1999, envolvendo negócios em bolsa com acções da Engil, e um então administador da Mota & Companhia (M&C), Carlos Magalhães Pinto, segundo o «Público».

O Ministério Público (MP) acusa o ex-administrador da M&C de ter comprado acções da Engil entre 19 e 23 de Julho de 1999, quando já tinha conhecimento de que estava a ser preparado o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) por elementos da família Mota, ou seja, usando informação que ainda não tinha sido tornada pública, de acordo com aquele jornal.

Foi precisamente no dia 23 de Julho de 1999 que a Vallis e Algosi - duas sociedades instrumentais controladas pela família Mota e a primeira presidida por Carlos Magalhães Pinto - comunicaram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a intenção de lançar uma OPA sobre a Engil, oferecendo 7,58 euros (1.520 escudos) por acção, com um prémio 37,5 por cento face à cotação da empresa na véspera, revela o jornal.

Entre 19 e 23 de Julho, Carlos Pinto comprou, em nome do filho e da sogra, usando, contudo, a sua conta pessoal, aproximadamente 48 mil acções da Engil, as quais vendeu em Agosto seguinte, com, segundo o MP, uma mais-valia entre 150 mil e 170 mil euros.

O MP afirma que Carlos Pinto negociou 36,5% das acções transaccionadas nos cinco dias que antecederam a OPA, tornada pública a 24 de Julho de 1999. No dia em que a OPA foi comunicada à CMVM, o ex-administrador da M&C comprou 50% das acções da Engil transaccionadas naquela sessão.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio