Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Europa enfrenta risco de apagões

A Europa enfrenta uma ameaça crescente de cortes de electricidade, os chamados “apagões”, porque a procura excedeu o investimento em novas centrais eléctricas, alerta uma das maiores consultoras mundiais.

12 de Outubro de 2006 às 09:08
  • ...

A Europa enfrenta uma ameaça crescente de cortes de electricidade, os chamados "apagões", porque a procura excedeu o investimento em novas centrais eléctricas, alerta uma das maiores consultoras mundiais.

A Capgemini, citada pelo Financial Times, diz que operação em margens baixas aumenta o risco de cortes de energia, incluindo a interrupção do abastecimento a grandes consumidores industriais, "brownouts" (redução da tensão) e "blackouts" (apagão total).

Colete Lewiner da Capgemini diz que o estudo deve servir como um alerta para a indústria da energia, governos e reguladores. "Estamos agora numa zona perigosa, podemos ter cortes de energia", afirma a responsável.

A média da margem – o excesso de electricidade disponível depois dos picos de procura – caiu 4,8% no Inverno passado, para níveis mais baixos do que no ano anterior.

O Reino Unido, França, Bélgica e Grécia estão entre os países com menor capacidade de oferta. Espanha teve o pior desempenho entre 2005-2006 com a capacidade de abastecimento a cair 8%. Apenas a Irlanda, com um crescimento de 36% está com uma margem confortável.

Durante décadas a indústria da energia teve altos níveis de capacidade, mas nos últimos cinco anos, a maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) baixaram o nível de investimentos para fazer com que a procura acompanhasse a oferta.

Os produtores de electricidade tornaram-se na Europa, segundo a Cap Gemini, mais expostos a pressões comerciais por causa das liberalizações e privatizações.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio