Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estimativa: Lucros semestrais do BPI caem 3,8% para os 76,2 milhões

Os lucros do BPI no primeiro semestre deste ano deverão ascender aos 76,2 milhões de euros (15,27 milhões de contos), menos 3,8% que no período homólogo, prejudicados pela queda dos ganhos de «trading», segundo as estimativas dos seis analistas.

25 de Julho de 2001 às 16:00
  • ...
Os lucros do BPI no primeiro semestre deste ano deverão ascender aos 76,2 milhões de euros (15,27 milhões de contos), menos 3,8% que no período homólogo, prejudicados pela queda dos ganhos de «trading», segundo as estimativas dos seis analistas contactados pelo Negocios.pt.

As estimativas dos analistas para os resultados líquidos do BPI [BPIN] variaram entre os 71 milhões de euros (14,23 milhões de contos) e os 83,9 milhões de euros (16,82 milhões de contos).

Estes números comparam com os lucros consolidados de 79,2 milhões de euros (15,88 milhões de contos) apresentados pela instituição bancária liderada por Artur Santos Silva nos primeiros seis meses do ano 2000.

Entre Janeiro e Abril deste ano, o BPI registou lucros de 38,9 milhões de euros (7,8 milhões de contos), pelo que a média das estimativas dos analistas aponta para lucros de 37,3 milhões de euros (7,48 milhões de contos), abaixo dos resultados atingidos no trimestre anterior.

Os mesmo analistas avançaram com previsões entre os 227,4 milhões de euros (45,59 milhões de contos) e os 258,2 milhões de euros (51,76 milhões de contos) para a margem financeira do BPI no primeiro semestre deste ano.

No período homólogo, este indicador, que mede a diferença entre as receitas obtidas na concessão de crédito face aos montantes pagos em juros, cifrou-se nos 206,9 milhões de euros (41,48 milhões de contos).

Queda no «trading» afecta resultados globais

Segundo um estudo da Caixa Valores, datado de 16 de Julho, os resultados do BPI deverão «reflectir o abrandamento dos resultados provenientes do “trading” e de outras receitas relacionadas com os mercados de capitais».

No primeiro semestre de 2000, os ganhos de «trading» do BPI ascenderam aos 42,5 milhões de euros (8,52 milhões de contos), com a Caixa Valores a prever uma queda de quase 30% no mesmo período deste ano.

Esta evolução está relacionada com as quedas verificadas no mercado nacional desde o início do ano, tendo o principal índice da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP), o PSI20 [PSI20], registado perdas acumuladas superiores a 20%, agravando a descida de 13% verificada no último ano.

No mesmo período, o comportamento do BPI em Bolsa acompanhou de perto a evolução do PSI20, tendo as acções do banco desvalorizado cerca de 19,4% desde o mês de Janeiro.

Segundo a Caixa Valores, as descidas de receitas nos segmentos relacionados com os mercados de capitais deverão ser parcialmente compensadas pelo aumento do crédito concedido aos clientes, devendo os activos totais da instituição bancária registar também um incremento.

A mesma fonte acredita que os custos operacionais do BPI deverão registar um incremento face ao período homólogo.

O BPI deverá apresentar os seus resultados semestrais na quinta ou sexta-feira, segundo informações prestadas pelo banco.

As acções do BPI seguiam a valorizar 2,69% para cotar nos 2,69 euros (539 escudos).

Junto segue quadro comparativo com previsões dos analistas.

Entidade

Entidade

 Lucros semestrais do BPI

BSN

76,6

Deutsche Bank Securities

77,8

Caixa Valores

77

**

71

ABN Amro

71

Goldman Sachs

83,9

Média

76,2

* Valores em milhões de euros

** O analista preferiu não ser identificado

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio