Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estimativa: Jerónimo Martins regista perdas de 43,13 milhões até Setembro

A Jerónimo Martins deverá ter registado prejuízos de 43,13 milhões de euros até Setembro, com os ganhos do terceiro trimestre a anularem parte das perdas registadas até Junho, de acordo com as das estimativas dos analistas contactados pelo Negocios.pt.

25 de Outubro de 2001 às 15:59
  • ...
A Jerónimo Martins deverá ter registado prejuízos de 43,13 milhões de euros (8,65 milhões de contos) nos primeiros nove meses do ano, com os ganhos do terceiro trimestre a anularem parte das perdas registadas até Junho, de acordo com a média das estimativas dos analistas contactados pelo Negocios.pt.

As estimativas dos analistas para os resultados líquidos da companhia liderada por Soares dos Santos variaram entre perdas de 21,9 milhões de euros (4,39 milhões de contos) e de 70 milhões de euros (14,03 milhões de contos) entre Janeiro e Setembro.

Apenas no que respeita ao terceiro trimestre, as estimativas para os resultados líquidos variam entre ganhos de 25,1 milhões de euros (5,03 milhões de contos) e perdas de 23 milhões de euros (4,61 milhões de contos), com a média a apontar para lucros de 3,87 milhões de euros (776 mil contos).

No primeiro semestre, a Jerónimo Martins [JMAR] registou um prejuízo de 47 milhões de euros (9,42 milhões de contos), com as receitas a ascenderem a 2,04 mil milhões de euros (408,98 milhões de contos).

As previsões dos analistas contactados pelo Negocios.pt apontam em média para um volume de negócios de 3,208 mil milhões de euros (643,15 milhões de contos) e para um «cash-flow» operacional, ou EBITDA, de 197,6 milhões de euros (39,62 milhões de contos) entre Janeiro e Setembro.

Resultados trimestrais beneficiam da variação cambial

«A variação do dólar contra o euro vai beneficiar a Jerónimo Martins este trimestre, ao contrário do que aconteceu nos dois trimestres anteriores e isso vai diluir um pouco as perdas cambiais registadas desde o início do ano», disse ao Negocios.pt, Manuel Preto, analista do Banco Santander de Negócios (BSN).

No entanto, outro analista, que preferiu não ser identificado, referiu que «apesar de melhorar um pouco os resultados financeiros devido ao câmbio euro/dólar, a Jerónimo Martins ainda tem valores consideráveis de dívida».

Polónia e Brasil prejudicam vendas no trimestre

Em termos de vendas, a empresa «vai ser penalizada no terceiro trimestre pelas desvalorizações do real e do zloty», o que irá afectar o crescimento das receitas, aquando da transposição para euros dos valores relativos aos mercados brasileiro e polaco, defendeu Sofia Raposo, analista da BCP Dealer.

Outro analista considerou que «na Polónia, as coisas devem ter corrido bem na Biedronka, mas as vendas vão diminuir no Jumbo e no Eurocash», salientando ainda que as margens «deverão piorar no Brasil e também em Portugal».

No entanto, Manuel Preto, do BSN, acredita que «em termos sazonais, toda a parte da indústria, como por exemplo na área das águas, costuma beneficiar bastante com o Verão» o que deverá ter contribuído positivamente para os resultados no trimestre.

A Jerónimo Martins vai apresentar os seus resultados nos primeiros nove meses do ano até à próxima segunda-feira.

Junto segue quadro comparativo com as estimativas dos analistas

Entidade
Entidade Resultados líquidos Receitas EBITDA
BSN -37,5 3.317 -
Finantia -21,9 3.190 216
BCP Dealer -35** 3.137 196,8
Ahorro Corporación Financera -70 3.190 180
Média -43,13 3.208,5 197,6

* Valores em milhões de euros

** Não incorpora impostos. Não entra para cálculo da média dos resultados líquidos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio