Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espírito Santo adquire 59,94% do Via Banque

O Espírito Santo Finantial Group (ESFG) adquiriu ontem 59,94% do capital do Via Banque por um montante de 102 milhões de euros (20,5 milhões de contos) ao Banque Nationale de Paris (BNP) Paribas,...

13 de Outubro de 2000 às 12:23
  • ...
O Espírito Santo Finantial Group (ESFG) adquiriu ontem 59,94% do capital do Via Banque por um montante de 102 milhões de euros (20,5 milhões de contos) ao Banque Nationale de Paris (BNP) Paribas, revelou ao Canal de Negócios, fonte oficial do Via Banque.

O Espírito Santo Financiére, filial do Espírito Santo Finantial Group, a «holding» que controla o Banco Espírito Santo (BES), pagou 32,04 euros (6.423 escudos) por cada acção do Via Banque, num investimento global de 102 milhões de euros (20,5 milhões de contos). A «holding» viu-se obrigada a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o restante capital do Via Banque ao mesmo preço do oferecido pelos restantes 59,94%. Este preço oferecido foi alvo de contestação por parte de uma associação de accionistas minoritários francesa.

Os minoritários do Via Banque, que detêm conjuntamente 13,5% da instituição, alegaram que a venda da maioria do banco pelo BNP Paribas ao BES por 32,04 euros (6.423 escudos) por acção representa um desconto de 25% em relação aos activos líquidos do banco avaliados em 43 euros (8.621 escudos) por acção, a 30 de Junho.

Na sessão de hoje, as acções do Via Banque foram suspensas à espera de divulgação de facto relevante. Fonte oficial do Via Banque, contactado pelo Canal de Negócios, revelou que «o facto relevante é a concretização do acordo de venda entre o BNP Paribas e o Espírito Santo Financiére».

Via Banque com nova administração

Com esta aquisição, o Espírito Santo elegeu um novo conselho de administração do Via Banque. Conforme declarações de fonte oficial de Via Banque ao Canal de Negócios, Neanrd Cristian assume a presidência do Via Banque, Pierre Lassinieur, assume o cargo de vice-presidente, enquanto Phillipe Guiarl, Pedro Menezes Cudell e Pedro Toscano Ricco, integram o conselho de administração, como vogais.

Segundo aquela fonte, a instituição financeira deverá veicular no final do dia de hoje, o comunicado sobre a concretização do negócio entre o BNP Paribas e o Espírito Santo Financiére, facto que levantará a suspensão das acções do Via Banque.

Na sessão de ontem, as acções do Via Banque encerraram nos 31,75 euros (6.365 escudos), sem registar qualquer variação face à cotação de fecho da sessão anterior.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio