Notícia
Espírito Santo adquire 59,94% do Via Banque
O Espírito Santo Finantial Group (ESFG) adquiriu ontem 59,94% do capital do Via Banque por um montante de 102 milhões de euros (20,5 milhões de contos) ao Banque Nationale de Paris (BNP) Paribas,...
O Espírito Santo Financiére, filial do Espírito Santo Finantial Group, a «holding» que controla o Banco Espírito Santo (BES), pagou 32,04 euros (6.423 escudos) por cada acção do Via Banque, num investimento global de 102 milhões de euros (20,5 milhões de contos). A «holding» viu-se obrigada a lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o restante capital do Via Banque ao mesmo preço do oferecido pelos restantes 59,94%. Este preço oferecido foi alvo de contestação por parte de uma associação de accionistas minoritários francesa.
Os minoritários do Via Banque, que detêm conjuntamente 13,5% da instituição, alegaram que a venda da maioria do banco pelo BNP Paribas ao BES por 32,04 euros (6.423 escudos) por acção representa um desconto de 25% em relação aos activos líquidos do banco avaliados em 43 euros (8.621 escudos) por acção, a 30 de Junho.
Na sessão de hoje, as acções do Via Banque foram suspensas à espera de divulgação de facto relevante. Fonte oficial do Via Banque, contactado pelo Canal de Negócios, revelou que «o facto relevante é a concretização do acordo de venda entre o BNP Paribas e o Espírito Santo Financiére».
Via Banque com nova administraçãoCom esta aquisição, o Espírito Santo elegeu um novo conselho de administração do Via Banque. Conforme declarações de fonte oficial de Via Banque ao Canal de Negócios, Neanrd Cristian assume a presidência do Via Banque, Pierre Lassinieur, assume o cargo de vice-presidente, enquanto Phillipe Guiarl, Pedro Menezes Cudell e Pedro Toscano Ricco, integram o conselho de administração, como vogais.
Segundo aquela fonte, a instituição financeira deverá veicular no final do dia de hoje, o comunicado sobre a concretização do negócio entre o BNP Paribas e o Espírito Santo Financiére, facto que levantará a suspensão das acções do Via Banque.
Na sessão de ontem, as acções do Via Banque encerraram nos 31,75 euros (6.365 escudos), sem registar qualquer variação face à cotação de fecho da sessão anterior.