Notícia
ENI adquire 130 postos de abastecimento de combustível em Espanha
A ENI, petrolífera italiana que controla 33,34% da Galp Energia, anunciou hoje que vai comprar 130 postos de abastecimento de combustível em Espanha à empresa Saras, passando assim a deter uma quota de 5% do mercado espanhol.
A petrolífera controlada pelo Estado italiano irá também comprar um depósito de combustível em Gijon, no norte de Espanha, com a capacidade de 56 milhões de litros, revelou a ENI. As estações de gasolina distribuem cerca de 320 milhões de litros de combustível por ano. O montante envolvido no negócio não foi revelado.
A ENI, através da Agip, pretende reduzir a quota de mercado de gasolina em Itália de 40% para 30% até 2005, para poder expandir-se em outras áreas no sul da Europa, como é o caso da Espanha e do sul da França.
A empresa está a alienar e a encerrar pequenos postos de venda no mercado italiano, para melhor os lucros e competir com as rivais europeias.
Em Julho de 2002, a ENI e a Galp Energia trocaram 306 postos de combustível em Itália e Portugal com a Total Fina Elf, por 186 postos em Espanha.
O mercado de abastecimento de combustível é um dos principais focos da Galp Energia em Espanha, tal como a sua parceira italiana.
A ENI perdia 1,52%, nos14,96 euros.